Uma réplica da Demoiselle (donzela, em português), a segunda aeronave projetada por Santos Dumont, com primeiro voo em 1907, vai sobrevoar o Campo dos Afonsos, na Zona Oeste, durante o evento “Portões Abertos”, do Museu Aeroespacial (MUSAL) da Força Aérea Brasileira (FAB), no sábado (29/07). No dia 20, o avião sobrevoou Brasília em comemoração aos 150 anos do “Pai da Aviação”.
O museu está com programação especial pelas celebrações ao primeiro e maior aviador brasileiro, no sábado e domingo (29 e 30/07), com sobrevoos de aviões civis e militares, acrobacias aéreas, exposição de modelos históricos e réplica do caça F-39 Gripen, balonismo, aeromodelismo e exibição da Esquadrilha da Fumaça. No segundo dia de evento, terá voo de um North American T-6, modelo utilizado pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), que foi restaurado nos últimos anos com as cores originais do esquadrão e brasão da FAB.
A Demoiselle e o T-6 são parte do acervo de quase 20 aeronaves da Hangar 33, marca de moda inspirada nos universos da aviação, do empresário catarinense Dênis Luiz Lunelli, que recebeu, em maio, o título de “Fumaça Honorário” da FAB para civis e militares entusiastas da aviação.