O que a saga “Guerra nas Estrelas” tem a ver com Direito? Tudo. Neste sábado e domingo (09 e 10/11), o Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) vai reunir fãs da franquia de George Lucas. Segundo a organização, a ideia é falar das relações do filme com o Direito, discutir a aplicação da justiça, da liberdade, igualdade e diversidade; por isso, o trocadilho da famosa frase “que a força esteja com você!”
Em parceria com o Conselho Jedi Rio (sim, isso existe), vão acontecer bate-papos, painéis, concurso de cosplay — o que já garante a diversão para leigos —, expositores, workshop de maquiagem artística e de esgrima, apresentação da Orquestra Geek Rittornello de Jedi e a simulação de um julgamento baseado na mitologia “Star Wars”, além da exibição de episódios.
Os fãs levam muito a sério e, entre as atrações, a palestra “Star Wars e Direito”, sobre questões jurídicas da saga, por exemplo, “Poe Dameron praticou motim? Han Solo agiu em legítima defesa? A Ordem Jedi punha menores em risco? A rebelião era uma facção terrorista? A tomada do Senado por Palpatine foi legítima? Como o Direito reagiria a estas questões?”, com Fernando Barbalho, procurador do Estado, mestre em Direito Público pela UERJ, Carlos Affonso Pereira de Souza, mestre em Direito Civil pela UERJ, ambos, claro, fãs dos filmes.