numero:✓ Estamos entre a segunda e a terceira ondas da covid, já apregoam os entendidos. Que você tenha melhores ondas no fim de semana.
numero:✓ De todas as cagadas, você, até aqui, não tem covid, não depende de tarja preta, não faz harmonização facial. Não é maravilhoso?
numero:✓ Quer grudar no teto no fim de semana? Vai ver “Onde está meu coração” no Globo Play, com a Leticia Colin, onde ela vive uma viciada em crack ou Halston, na Netflix.
numero:✓ Tem muito a fazer além de curtir o sol de outono deste fim de semana. Que tal sobreviver até a próxima semana sem mordidas de Leão? Corra antes que o prazo termine e faça seu Imposto de Renda aproveitando as dicas de Leticia Camargo, colaboradora da coluna.
numero:✓ Com saudades de Nelson Sargento? Está no YouTube o curta “Nelson Sargento” (1997), de 22 minutinhos, dirigido por Estevão Ciavatta, que traz um retrato biográfico do sambista querido.
numero:✓ Tem gente da Zona Sul com preguiça de ir até o Centro para a manifestação “Fora Bolsonaro!” e, por isso, alguns grupos da ZS estão marcando protesto na ZS para não sair do seu “país ZS”. O encontro no Centro acontece sábado (29/05), às 10h, no monumento ao Zumbi, na Presidente Vargas.
numero:✓ Do jornalista Gilberto Porcidônio, sobre os falos — oops, falas — de Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde, na CPI da Covid: “’Pênis’ é engraçado porque sempre parece que é no coletivo”. Saiba aqui o que Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz, acha do episódio.
numero:✓ Nando Reis e o filho, Sebastião Reis, fazem show voz e violão com sucessos da carreira do ex-titã, com novos arranjos de Sebastião. O cantor e compositor Chico Chico faz um pocket show de abertura. No sábado (29/05), às 20h, no Youtube (/portalsescrio).
Verônica Sabino e o violinista Luís Filipe de Lima (que contou à coluna sobre seu amado instrumento e como conseguiu mantê-lo apesar da pandemia) dão continuidade ao projeto “Nosso Samba”, comemorando a obra de Martinho da Vila. Com participação especial do percussionista Marcos Suzano, no sábado (29/05), a partir das 21h, no YouTube (/sambabook).
numero:✓ Do humorista Antonio Tabet: “Essa galera que vê pênis na Fiocruz deve entrar em choque quando vê uma rola de verdade, né não?”
numero:✓ Generoso e culto, o príncipe Philip deixou R$ 226 milhões para três funcionários. Além do costureiro Guilherme Guimarães, alguém lembra quem mais fez isso?
numero:✓ Elza Soares diz “Sim à igualdade racial”, na quarta edição do prêmio. Além dela, apresentações de Ludmilla, Xande de Pilares, Agnes Nunes, MC Carol, Gloria Groove e Brô MC’s. No sábado (29/05), a partir das 16h30, no Multishow e no Facebook (/salveidbr).
numero:✓ Nas redes: “A nova cepa de negacionistas é bem mais agressiva.”
numero:✓ Dica do Zé Gotinha: “Se Bolsonaro não tivesse recusado mais de 100 milhões de vacinas, você não precisaria ficar fiscalizando quem tem ou não comorbidade.”
numero:✓ Da senadora Kátia Abreu: “Eu nunca tinha visto um vitorioso dizer que as eleições foram fraudadas. Já vi derrotados fazerem isso. A situação está de vaca não conhecer bezerro.”
numero:✓ Se tiver fazendo aquele “corre” (de treino mesmo) no domingão (30/05), próximo ao Posto 12, no Recreio, e está com algum pedido a Eduardo Paes na cabeça, aproveita que às 9h30 o prefeito vai estar em evento de revitalização na Praça Tim Maia, aos pés da Pedra do Pontal. Pedir não ofende!
numero:✓ Diz o Climatempo que domingo (30/05) pode chover. Pega aquele lugar cativo no sofá e clica em “Stardust”, a biografia não autorizada de David Bowie, no Google Play, Apple TV, Now, Vivo Play e Sky Play. No papel-título, Johnny Flynn, reconstruindo a primeira viagem do camaleão aos Estados Unidos, em 1971, quando promovia o álbum “The man who sold the world”. Detalhe importantíssimo: como o filme não tem o aval da família, não há músicas de Bowie na trilha sonora. Merda!
numero:✓ Se prefere ficção, chegou ao catálogo “Army of dead: invasão a Las Vegas”, filme de Zack Snyder (“Liga da Justiça”), com zumbis musculosos e ágeis, além de bem organizados.
numero:✓ E chegou também, no streaming Watch Brasil, “Judas e o Messias Negro”, longa que deu o Oscar a Daniel Kaluuya e foi indicado também a melhor filme. Baseada em fatos, a produção reconstitui parte da história de Fred Hampton, líder e ativista dos Panteras Negras.
numero:✓ Ivan Lins faz dueto com o filho, Cláudio, no “21º Festival #ZiriguidumEmCasa”, edição especial em homenagem à Beth Carvalho, que completaria 75 anos no dia 5 de maio. No sábado (29/05), às 20h, no YouTube (/tvziriguidum).
numero:✓ Elba Ramalho faz live pelo Sesc, com doações para o projeto “Salve – Unidos contra a Fome”, no sábado (29/05), às 20h, no YouTube (/sescminas).
numero:✓ No teatro, algumas últimas apresentações, como “Contrações”, texto de Mike Bartlett, direção de Grace Passô, com Débora Falabella e Yara de Novaes. A montagem online comemora os 15 anos do Grupo 3 de Teatro, no domingo (30/05), às 21h30, na plataforma Cultura em Casa.
numero:✓ “A melhor versão”, com Ana Paula Secco, Armando Babaioff e Michel Blois, fica até domingo (30/05), no YouTube, em qualquer horário. A montagem retrata uma família carioca que atravessa décadas, desde os anos 50 até 2020.
numero:✓ O Museu da Cidade, palacete que pertenceu ao abolicionista Marquês de São Vicente (1803-1878) e ao empresário Guilherme Guinle (1882-1960), reabriu com exposição permanente com peças históricas relacionadas ao Rio. Estão lá, por exemplo, mobiliário, louças de porcelana e condecorações que pertenceram aos prefeitos Pedro Ernesto e Pereira Passos, uma estátua em mármore herdada do Palácio Monroe (demolido em 1976), fotos de Marc Ferrez e Augusto Malta e pinturas do italiano Eliseu Visconti. Na Estrada Santa Marinha s/nº, acesso pelo final da Rua Marquês de São Vicente, Gávea. Até domingo (30/05), das 9h às 16h. Informações no (21) 3443-6341.
numero:✓ Para refletir: não faça julgamento estético das amigas, hein! É pandemia e tudo virou normal.