Até o momento, a rede hoteleira registra uma média de 78,01% de reservas para o carnaval, de sábado a segunda (26 a 28/02), segundo a ABIH-RJ e HotéisRIO. “A expectativa é de que, mesmo com o adiamento dos desfiles e a suspensão dos blocos de rua, a ocupação chegue a 85%, pois ainda há muitas reservas chegando. Afinal de contas, no ano passado, quando tivemos um carnaval sem folia de rua e desfiles, o Rio registrou 80% de ocupação”, diz Alfredo Lopes, presidente da HotéisRio. As regiões de Ipanema/Leblon e Barra/Recreio/ São Conrado estão acima da média, com 86,47% e 82,47% respectivamente. Em terceiro aparecem Leme/Copacabana, com 74,95%, seguidos de Centro (74,74%) e Flamengo/Botafogo (72,66%).
Segundo Lopes, sem citar as centenas de festas privadas, o resultado é também pelos atrativos turísticos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, opções culturais e gastronômicas, além de belezas naturais. “A maioria dos hóspedes é de turistas nacionais, tanto pela taxa de câmbio desfavorável, que fez com que os brasileiros optassem por fazer viagens domésticas; além da preferência para meios de transporte rodoviários”.
Para Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Estado, “mesmo sem nosso tradicional carnaval, estamos apresentando bons números, tanto na capital como no interior do estado. Depois de um réveillon promissor, temos otimismo de que 2022 será de grandes conquistas para a hotelaria e o turismo do Rio”.