
Ciclistas profissionais, com todo os equipamentos de segurança que não fazem parte do universo do dia a dia nas cidades/ Foto: reprodução da internet
A Proteste, associação de consumidores, fez uma pesquisa sobre como se comportam os ciclistas nas cidades brasileiras, enviando um questionário online para seus filiados em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Das 1.857 respostas válidas, os resultados demonstram que muitos usuários de bicicletas acham que podem fazer o que quiserem no trânsito, pouco se importando com a segurança. No grupo consultado, 27% admitem que nunca utilizam capacete, 20% não usam faróis ou refletores (coletes ou adesivos) à noite; e 41% não têm buzina. As revelações não param por aí: 21% avançam sinais de trânsito e 10% não respeitam regras, como, por exemplo, trafegar na mesma mão dos carros.
Ainda segundo esses entrevistados, 56% sofreram acidentes em Salvador; 55%, em Curitiba; 52%, em Brasília; outros 52% em São Paulo; 51%, no Rio de Janeiro; e 37% em Porto Alegre. A maioria (75%) sofreu apenas machucados leves ou de média gravidade. Acidentes graves, 13%.
Na opinião de 82%, deveria ser obrigatória a utilização de gestos e sinais pelos ciclistas, durante seu trajeto por ruas e estradas. E o mais surpreendente: 77% dos brasileiros reconhecem que quem pratica a direção perigosa em bicicletas tem que ser multado.
Em Curitiba os ciclistas não respeitam os pedestres e andam em cima das calçadas e na rua das flores de forma veloz e perigosa!
O que acontece é que o ciclista compra uma bicicleta e sai transito a fora achando que não precisão respeitar o código de transito. Muitos ou a maioria nem sabe mesmo que precisa respeitar os sinais de transito, pensam que não são obrigados a respeitar as regras e nunca vi nem uma orientação a respeito disso para o usuários de bicicletas.
no rio quem joga sujeira nochão é multado, se ciclista desrespeitar a lei deveria ser multado sim , mas os motoristas que não cumprem as leis também, sem dizer que deveriam ter aulas de transito nas escolas pois muitos não sabem as leis de transito.
Em qual legislação está escrito que bicicleta pode trafegar nas vias? onde está escrito na lei ciclofaixa?
Daqui a pouco vão exigir que o ciclista tenha 18 anos!
Anigamente toda bicicleta tinha até “chapa”,um pequeno licenciamento, agora parece uma baderna, é bicileta paa todos os lados, sem um critério, por cima de calçada afrontando caminhantes e pedrestes, provocando até acidentes, e ainda na contramão,
UM DOS BAIRROS DO RIO DE JANEIRO COM MAIOR NÚMERO DE CICLISTAS ANDANDO NA CONTRA MÃO É O CATETE; EM ESPECIAL CICLISTAS QUE TRABALHAM FAZENDO TRANSPORTES DE ÁGUA. ANDAM SEMPRE NA CONTRA MÃO. AS BICICLETAS NÃO TEM SIRENA, NÃO HÁ SINALIZAÇÃO, E, O MAIS GRAVE: ANDAM NA CONTRA MÃO. – LARANJEIRAS É A MESMA SITUAÇÃO.
Quem acha que o ciclista deve ser multado e respeitar leis de trânsito como um veículo motorizado nunca andou de bicicleta nas ruas de São Paulo ou de qualquer cidade com trânsito intenso, não sabe o perigo que é dividir o mesmo espaço com ônibus, caminhões, motos que desenvolvem velocidades muito superiores ao do ciclista.
Eu que vou trabalhar 4 x por semana de bike conheço muito bem esse perigo e cheguei a conclusão que andar de bike tem a mesma vulnerabilidade que um pedestre andando ou correndo nas ruas. Portanto para a segurança do ciclista ele deve usar a calçada, tomando cuidado com os pedestres, deve usar a contra-mão de uma via quando a via normal estiver congestionado de veículos motorizados, só deve aguardar em semáforo vermelho quando a via a ser atravessada for de trânsito intenso e quando for seguir em frente tomar o máximo de cuidado observando se não há nenhum perigo.
Ou seja, a bicicleta é somente um meio de se locomover com um pouco mais de rapidez do que andando ou correndo, portando querer multar ciclistas é de uma imbecilidade absurda.
Todos temos uma parcela nisto.
1º o motorista que sai de uma auto-escola deveria entender que os ciclistas na forma profissional ou não ocupam um lugar no espaço, falo isso por que além de ter carro tenho moto também, Vejo diariamente uma guerra (de força) entre carros e motos por espaços, quem perde a moto por ser um veiculo menor. É na maioria das vezes jogados para os lados e fechados. Temos também os irresponsáveis cometendo loucuras, não podemos esquecer.
Agora pergunto ? O ciclista tem em todas as vias uma ciclovia para ele se locomover ? não; então como punir se o que foi planejado não foi pensado para eles ?
Concordo também que a grande parte ( ciclistas )tem sua culpa por irresponsabilidades e acidentes de transito, por imprudência e falta de respeito as leis do transito.
Agora multar um ciclista, enxergo um pouco de sacanagem pois ao invés de educarmos e conscientizar estamos arrumando mais uma forma de punir e colaborar com a industria de multas, que no meu ver é totalmente sem sentido. O caminho é conscientização.
Aqui em são paulo, na avenida rebouças, as calçadas estão relativamente bem conservadas. E isto já é motivo para que ciclistas trafeguem por elas. Não sei se existe algum tipo de proibição. Entretanto, e pior, é que vários destes ciclistas andam pelas calçadas em velocidade incompatível com a segurança dos pedestres, e passando muito próximos a nós. Desejam ser respeitados pelos automóveis, mas não respeitam os pedestres. É lamentável.
Concordo que os ciclistas tenham que seguir as normas de transito, mas faltam ciclovias e sinalização especifica pras bikes, enquanto o poder publico não fizer sua parte teremos perdas de vidas no transito …elas vieram pra ficar
Sou a favor sou ciclista e motorista tb, ocorre que este transito parece uma casa de doido ninguém respeita ninguém, muitos ciclista, motoristas e motoqueiros fazem oque querem e nada acontece.
Como motorista é um absurdo ver certos bicicleteiros fazendo loucuras no transito, oque falta é uma campanha educativa pois a maioria dos que andam de bicicletas não conhecem as sinalizações de transito e os equipamentos de segurança para o uso de bicicleta.
Aprovo totalmente, além de multar tem que ser processados, pois, andam em calçadas em contra mão. Já ocorreu um caso, que um ciclista atropelou uma senhora na calçada, fugiu e ela bateu com a cabeça na calçada e começou a passar mal e tive que levá-la para o hospital e assumir a responsabilidade dela.
CHEGA DE PALHAÇADA ! QUEREM COMPLICAR MAIS A VIDA ! NA CHINA TEM MILHÕES DE CICLISTAS ,UMA ZORRA TOTAL ,VAI VER SE ELES SÃO MULTADOS !
Em Mesquita . município do RJ, é muito comum encontrar ciclistas trafegando na contramão e as ruas são estreitas, eles ainda acham que estão certos. Deveria ser lançadas campanhas educativas para quem usa bicicletas nas ruas das cidades. As regras existem, mas não cumprem.
Em Belo Horizonte os ciclistas deixam as faixas com proteção de meio fio e invadem a pista dos veículos , inclusive na contra mão .Sinal de transito só para veículos, porque eles andam ziguezagueando entra os veículos,mesmo em locais de velocidade maior, sem respeitarem quaisquer normas de segurança.
EM S.P A PREFEITURA FOI PINTANDO FAIXAS PARA CICLISTAS EM QUALQUER LUGAR,SEM A MINIMA PREOCUPAÇÃO COM O COMERCIO,ESCOLAS,TRANSITO,ETC..ETC..DE UM LADO DA RUA,BICICLETAS, DO OUTRO ONIBUS, LUGAR DE CICILISTA, NÃO É NO TRANSITO,RUAS SÃO PARA AUTOMÓVÉIS,MOTOS,ONIBUS,CAMINHÕES,JA QUE NÃO HA MAIS ESPAÇO PARA CARROS,DEVERIAM PARAR DE COBRAR IPVA.LICENCIAMENTO,MULTAS,ETC..ETC..
O problema é que os pedestres não respeitam os ciclistas e ficam caminhando na ciclovia ao invés de andarem na calçada. Isto em Curitiba. E os carros também não respeitam, o problema não está nos ciclistas e sim na educação desse povinho medíocre. Sem contar o fato de não ter muitas ciclovias e andar junto com os carros dependendo da rua é pedir para ser atropelado, ninguém respeita os 1,5 metros. Quem tem que ser multado são os carros que não respeitam a metragem e não os ciclistas.
Que tremenda palhaçada! Isso não é problema de multa, mas sim de educação!!! No Brasil tudo é motivo pra multa, pra cobrança do governo, como se fosse resolver alguma coisa. O que resolve é educar o povo, que é extremamente egoísta e adepto feroz da Lei de Gérson !!! Só pensam em tirar proveito próprio em tudo, sem se importar com o direito do próximo.
A bicicleta é um veículo de transporte individual. A única diferença para uma motocicleta é o motor. Portanto deveria estar sujeita às leis de transito normalmente. (Registro de propriedade, emplacamento, etc. etc. ) Assim acredito que o trafico de bicicletas roubadas iria diminuir sensivelmente. Moro aqui em Penápolis-SP, e os ciclistas fazem o que bem entendem no transito, e o mercado de compra e venda de bicicletas usadas deveria ter uma completa regularização.
Em diversas cidades do Brasil, os ciclistas nem transitam nas ruas, mas nas calçadas, colocando em risco a integridade física das pessoas. E as autoridades não fazem nada.
Em São Paulo, isso jamais ocorrerá uma vez que o excelentíssimo Sr. prefeito Haddad declarou guerra aos motoristas, que para ele, são um bando de burgueses sem alma.
Para ciclistas, pedestres, motoqueiros e ônibus vale tudo.
Bom dia a todos. este mês passado na emissora ESPN esta sendo transmitida a Volta da França de Ciclismo e este assunto foi abordado inclusive pelo próprio comentarista brasileiro durante a transmissão da prova.Ele foi em determinado país a passeio e o colega ciclista mesmo sendo em um local sem carros passou para a conta mão e voltou logo foi abordado pela policia e multado, até tentou argumentar porem quanto mais falava mais próximo de ser preso ele ficava. No outro dia sairam para uma outra cidade levando as bikes em um carro só que o mesmo camarada era o unico sem utilizar o cinto de segurança, conclusão foram parados mais uma vez pela policia e quem foi multado não foi o motorista foi o passageiro, pq o policial alegou que o motorista tem que prestar a atenção no transito e não nos passageiros.Isso de multa aqui no Brasil é palhaçada eu sou ciclista participo de competições e ninguem aqui neste país respeita nada, e nem tem punição para nada.Quem esta errado neste país são os que andam certos.
Acho que não precisa multar, mesmo porque não há fiscalização nas ruas, como é o caso aqui em Curitiba. Com o aumento da quantidade de bykes haverá uma auto-regulação, como no caso dos motociclistas, onde os piores infratores já estão mortos ou paraplégicos.
Bom dia!
Sou ciclista e moro no Rio de Janeiro, concordo em parte com a matéria, entretanto, pouco se falou das ciclovias, que melhoraria muito o problema dos ciclistas terem de transitar junto aos carros. Aqui no Rio as ciclovias são usadas por pedestres, no Leblon a Prefeitura estendeu parte da divisória entre a ciclovia e a pista para utilizar como ponto de ônibus, ou seja, partes da ciclovia foram transformadas em uma extensão da calçada, pergunto: 1- quem respeita a ciclovia?, 2- Vão multar as pessoas que utilizam das ciclovias como calçada?
Concordo que muitos ciclistas transitam de forma errada mas temos que pensar também que nem todo local tem ciclovia. E quando tem, temos que desviar de pedestres.
Em Mesquita. Município do RJ
Em primeiro lugar as pessoas tem que respeitar a vida, caminhões respeitar ônibus que respeita carros que respeita bicicleta que respeita pedestre não necessariamente nessa ordem. Eu também ando de bicicleta e sei onde meus direitos começam e quando termina tenho habilitação sei o tempo das marchas dos automóveis. E vocês querem que no lugar de uma bicicleta tenha mais um carro? Então vamos lá eu ajudo os motoristas em vez de usar carro uso bicicleta tenho que andar na mão sim mais vocês tem que me dar 1,5m. (um metro e meio) então ando na contra mão assim vejo meu opressor de frente e só quero meio guidão para passar a outra metade passa por cima do meio fio certo não poluo a cidade faço sinal para facilitar o transito. Então vamos lá eu ajudo os pedestres passo pelo calçadão pela feira subo e desço a passarela pedalando, pois ciclista montado ocupa um só lugar quando não tem placa proibindo, pois se é proibido tem que ter placa de advertência igual a mercado que é proibido entrar sem camisa. Bom transito para nos.