Natal em Paris! Selecionei algumas das mais belas mesas de Natal, a fim de mostrar o carinho com que os parisienses festejam esta data. Quem sabe não serve de inspiração para você que ainda não teve tempo de pensar na decoração para a ceia e o almoço natalinos?
Mesas em vermelho – a cor da noite de Noel -, dourado e branco, provençal, barroca, prata/marrom/bege e prata e branco são as mais tradicionais. Mas, fashion e elegantes como só os franceses sabem ser, também há lugar para os tons quentes, zen e até a combinação de preto e dourado. Em comum, todas são preparadas para receber, ostras foie-gras, salmão defumado e peru, as comidas natalinas mais tradicionais por aqui.
Ricas em detalhes, umas mais requintadas, outras mais simples, não importa. É tudo para festejar este momento único, em que a familia e os amigos se reúnem no mundo inteiro para festejar e confraternizar.
E é com este espirito que desejo a todos vocês uma noite de Natal iluminada de paz, saúde e felicidade. Obrigado pelo carinho, sempre! Vocês são bacanérrimos.
Nas ceias de Natal francesas nunca pode faltar a tradicional sobremesa ”Bûche de Noël”, uma delícia que, segundo a lenda, traz sorte. Ao longo dos séculos, a receita original foi sofrendo variações; tem, por exemplo, a bûche sorvete e também com recheio de mousse chocolate, de frutas ou de marron glacé. Não importa a receita, é de comer rezando.
Para você que ficou com água na boca só de ver as fotos, lá vai a receita tradicional: amasse 750 gramas de castanhas portuguesas descascadas, cozidas (40 minutos na panela de pressão) e sem pele; junte 125 gramas de açúcar, 125 gramas de chocolate em pó (ambos peneirados) e 125 gramas de manteiga. Misture bem até ficar como uma pasta. Daí, é só dar a forma de tronco, levar à geladeira e, antes de servir, cobrir com um glacê básico feito com manteiga, açúcar e chocolate em pó. Para decorar, use a imaginação ou apenas algumas nozes mesmo.
E para brindar a esta noite maravilhosa, com tanta emoção e felicidade, nada melhor do que um champaghe feito para a ocasião. Tim-tim!
Gostaria de comunicá-los que a coluna “Paris por Paulo Pereira” entra de férias, voltando com muitas novidades a partir de 15/01/2014, às quartas-feiras. Vou sentir saudades de vocês, meus queridos leitores – mas, podem me seguir no Facebook. Bonne Année!
Nossa… estou encantada com esta matéria de Paulo Pereira, que bom gosto em mostrar esta lindas mesas, que lindas palavras.
Muito bom!!! Isto faz a diferença nesta coluna.
Parabéns!!!
Querido Paulo, foi uma alegria imensa ter voce nas publicações que recebo, e as mesas são maravilhosas…
Saudades! Mande notícias.
Abraços!! Feliz Natal e um próspero Ano Novo!!!
Que saudades eu fazia na loja du faubourg Saint Honore mésas desse tipo vc mando bem e Linda a materia, alias Como de costume