Esta semana, Paris festeja a arte em grande pompa. A cidade é uma das primeiras do mundo na arte contemporânea.
Depois de algum tempo em reforma, reabre, no dia 25 próximo, o Musée Picasso. O público poderá conhecer sua excepcional coleção, fazer visitas guiadas e participar de eventos culturais que serão oferecidos pelo museu – um grande momento da arte desse mestre.
Musée Picasso Paris
Hôtel Salé
5 rue de Thorigny
75003 Paris
__
Esta semana também será inaugurada a grande fundação de arte contemporânea do grupo LV, realizada pelo grande arquiteto Frank Gehry, que imaginou por Louis Vuitton um imenso navio de vidro onde o metal reflete as árvores do parque Bois de Boulogne, como uma nave cheia de luz que se integra harmoniosamente com a natureza do lugar. Com 13,500 m2 de vidro feito sob medida, tem-se vista para a torre Eiffel e La Defense – um projeto grandioso e impressionante que poderá ser visitado pelo público a partir do próximo sábado. As obras contemporâneas adquiridas para o espaço ainda não foram reveladas.
Franck Ghery foi o arquiteto responsável do Musée Guggenheim, em Bilbao, e ganha expô de seu trabalho, no Centro Georges Pompidou, até 25 de janeiro de 2015.
Foundation Louis Vuitton
8 Avenue du Mahatma Gandhi, 75116 Paris
__
O artista americano Paul Mc Carthy, convidado pela Fiac em Paris, instalou uma obra com formas de sexy toy na Place Vendôme, que seria enfeitada como uma árvore de Natal. Alguns franceses mais conservadores acharam a obra um absurdo e resolveram em menos de 24 horas vandalizá-la. O artista decidiu não mais expor sua obra, como combinado. Uma incompreensão enorme se instalou no consciente coletivo parisiense. Uma pena… É a arte que perde com esse tipo de atitude retrógrada.
__
Por falar em Fiac, de 23 a 26 de outubro acontecerá o grande encontro mundial da arte contemporânea em Paris.
O Grand Palais vai receber mais de 191 mil galerias de todo o mundo, com obras dos seus artistas mais prestigiados. Colecionadores, curadores dos maiores museus do mundo e vários produtores de exposições estarão presentes nesta 41ª edição.
Haverá exposições externas, por exemplo, às margens do rio Sena, na Cité de la Mode et du Design. Já há alguns anos, uma nova seção foi criada – a geração jovem promove novas galerias de arte com menos de três anos de existência.
Grand Palais
3 Avenue du Général Eisenhower, 75008 Paris