
Honolulu (acima): hotéis são a parte da viagem que mais pesa no bolso; em Oslo, é a comida / fotos: divulgação
Uma é o paraíso dos surfistas nos Estados Unidos; a outra é conhecida como a casa do Nobel da Paz. Honolulu e Oslo estão separadas por mais de 10 mil quilômetros, mas têm algo em comum: as duas cidades desbancaram Paris e Nova York como os destinos mais caros do Planeta nas próximas férias de julho.
A conclusão é do TripAdvisor, o maior site de dicas de viagem do mundo, que fez um levantamento sobre os custos com hospedagem, bebidas, comida e corridas de táxi para duas pessoas. Em Honolulu, o que mais pesa é a diária dos hotéis – preço médio de 389 dólares por um quatro-estrelas. Já na capital norueguesa, comer é que é bem salgado: 276 dólares por um jantarzinho.
Nova York ficou em quarto lugar no ranking e Paris, em sexto. Para quem procura algo bem mais em conta, o TripAdvisor indicou as “pechinchas” da vez: Las Vegas, nos EUA, e Sofia, na Bulgária lideram a lista dos destinos mais baratos.
Mas, em tempos de dólar em alta, há quem já esteja se contentando com uma temporada básica em Campos de Jordão… ou, no máximo, uma esticada em Bariloche. E que vulcão nenhum atrapalhe os planos!
Estive no Hawaii 2 vezes, visitando 3 ilhas em cada viagem, e o preço médio da diária que paguei foi de 80 a 100 dólares, dependendo da ilha. Nao precisam fazer a pesquisa colocando na lista hotéis 4 estrelas. Com tantas opções baratas de viagem, cada um escolhe onde quer ficar. No Hawaii eh fundamental que se alugue um carro, alem de pagar por trechos curtos de avião entre as ilhas. O Mc Donalds de la eh um pouco mais caro do que outras partes dos EUA, e o combustível eh bem mais caro do que na Califórnia. Fazendo uma pesquisa boa em sites como booking.com, pode-se achar resorts maravilhosos em ilhas do Hawaii por preços bem em conta. Pra quem gosta de comida tailandesa ou vietnamita, existem restaurantes perfeitos nessas culinárias.