Eduardo Paes pediu ao Presidente Lula, no X (antigo Twitter), que venda o prédio da Estação Leopoldina para que a Prefeitura o reforme; no entanto, já existe um projeto do Governo Federal bem adiantado para o espaço. Até dezembro, o escritório de arquitetura AAA entregará o projeto de restauro do edifício e de todo o terreno anexo. Segundo Rodrigo Azevedo, à frente do escritório, as obras poderiam começar na sequência, e já existe até um valor aprovado para que empresas patrocinem o empreendimento em troca de abatimento em impostos.
Para o prédio em si, existe a possibilidade de o Instituto Federal do Rio de Janeiro instalar o primeiro curso de Artes Técnicas do Brasil. Para o terreno, é pensado um conjunto habitacional financiado pelo BNDES e a construção de um parque arqueológico. Em 2013, foi descoberto um sítio no local, com relíquias da família imperial.
Para Rodrigo, está faltando uma comunicação melhor do Governo Federal. “Existem vários órgãos empenhadíssimos em que a obra aconteça. Me pergunto: ‘será que o Eduardo não está sabendo?. Acho que falta uma espécie de liderança do governo Federal para divulgar tudo isso, até para que empresas se interessem em patrocinar as obras. É um projeto estratégico para a cidade, para o desenvolvimento do Centro, tanto de ocupação urbana quanto de geração de empregos”.
Na mesma rede social, o Presidente Lula respondeu que Paes pode ligar ou marcar uma conversa para falarem e trabalharem pelo Rio. Quem sabe ele possa compartilhar esses planos para a Leopoldina.