O advogado Helinho Saboya mudou rapidamente o slogan da Caixa Econômica Federal, depois de o presidente Pedro Guimarães sofrer várias acusações de assédio sexual por funcionárias, revelado pelo site Metrópoles. “Vem pra cama você também. Vem!”, diz a edição de Saboya, copiada à exaustão pelos seus seguidores. Outra imagem que tem circulado nas redes é a de uma cela de prisão como a “caixa” do slogan.
No fim da tarde desta quarta (29/06), Guimarães oficializou, em carta, seu pedido de demissão do cargo no banco estatal e, no texto, entregue ao Presidente Jair Bolsonaro, ele declarou que combateu o assédio dentro do banco e negou as acusações. “É uma situação cruel, injusta, desigual e que será corrigida na hora certa com a força da verdade. Tenho a plena certeza de que essas acusações não se sustentarão ao passar por uma avaliação técnica e isenta”, diz trecho do texto.
Pedro, que é carioca, assumiu o cargo logo depois da posse de Bolsonaro e, antes de chegar ao Distrito Federal, tem longa carreira no mercado financeiro. Todas as mulheres que acusaram Pedro trabalharam ou já trabalharam em equipes que servem diretamente ao gabinete da presidência da Caixa.
A substituta de Pedro é uma mulher, Daniella Marques, considerada o “braço direito” do ministro Paulo Guedes. Desde fevereiro deste ano, ela comanda a Secretaria de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia.