
O documento, datado de agosto de 1941, e Assis Chateaubriand: lembrança de um escândalo carioca / Fotos: Divulgação
Lembrança de um dos escândalos da sociedade carioca na década de 40, vai a leilão, nesta quarta-feira (19/03), o documento oficial de garantia que Clito Bokel solicitou por sentir-se ameaçado por Assis Chateaubriand. Conta a história que, na época, o irmão de Clito havia sido atingido, em seu lugar, por um tiro disparado por Chatô. Era o desfecho de uma história de amor e traição – Clito, um dos mais influentes empresários daquele tempo, construtor de vários dos edifícios mais bacanas do Rio, tinha “roubado” a mulher do magnata da comunicações, Corita.
O documento, então registrado num cartório da Rua do Rosário, no Centro, data de 28/08/1941 e vai ser leiloado por Horacio Ernani no palacete da São Clemente (Botafogo) – tem lance inicial de R$ 500 e a identidade de seu dono atual é mantida em sigilo. Para quem adora uma boa história, é peça de coleção.
A historia que conheço dá conta de que houve de fato uma rixa entre o construtor e o jornalista por aquele “roubar” a mulher de chateaubriand (a pobre mulher era ignorada pelo jornalista e vivia reclusa pois assis chateaubriand não parava casa, envolvido em politica). O irmão do construtor, que era oficial da aeronautica, atingiu o dono da extinta rede tupi com um violento soco no rosto, por causa das ameaças direcionafas a Clito bokel por chatô, em plena pista de pouso do aeroporto do rio de janeiro (assis chateaubriant era um entusiasta da aviaçao civil e estava organizando um aeroclube ou algo assim) o fato é que, quando chatô, caiu no chão com o rosto sangrando, ele sacou de sua arma e disparou no vulto que julgava ser do seu agressor, quando na verdade era um ator, estrela contratada da rede tupi que lhe foi prestar socorro e que foi atingido na boca. Diz a historia que o ator tinha o sorriso mais bonito da tv naquela epoca, depois deste episodio, descobriu-se que o ator na verdade usava dentadura (um sorriso com dentes falsos). O irmão do construtor conseguiu fugir ileso.