Pode-se dizer que, depois do samba, o forró é um dos gêneros mais amados do País, a medir pela quantidade de eventos juninos e julinos. Se você ainda não curtiu um arrasta-pé raiz, anote aí: nos dias 8 e 9 de julho, o Museu do Pontal, na Barra, faz a sua festa com uma grande homenageada, a pernambucana Anastácia, a “Rainha do Forró”, de 83 anos, ex-mulher de Dominguinhos (1941-2013) e autora de letras, como “Tenho sede” e “Só quero um xodó”, que faz show no sábado (08/07), com participação de Daniel Gonzaga, neto do “rei do Baião”, Luiz Gonzaga. Juntos, eles têm 13 músicas compostas.
Serão 23 horas de evento, com tradições juninas de diferentes regiões do Brasil, tudo custo zero. “O museu é o lugar para homenagearmos os mestres de nossa cultura popular. Na nossa festa julina, seguimos a tradição de reverenciá-los, e Anastácia precisava de uma homenagem à altura. Sua trajetória é marcante, mas acabou pouco conhecida do público brasileiro”, diz Lucas Van de Beuque, diretor-executivo do Pontal.
Desde a década de 1960, Anastácia mora em São Paulo, onde conheceu Dominguinhos, com quem compôs 250 músicas em parceria — enquanto ela escrevia a letra, ele fazia os arranjos (ela tem cerca de 600 no total). Também terá uma edição especial do “Cinema de Fachada”, projeto das atrizes Bianca Comparato e Alice Braga, com filmes de temática junina para crianças, às 13h, nos dois dias.