Senhor Presidente,
Conheço vários colegas da área ambiental que realmente vivem numa outra realidade, bem diferente da minha, cercada de esgoto e lixo por todo canto, onde conservação (uso sustentável dos recursos naturais) parece ser um palavrão inconcebível. Questão de ponto de vista.
No entanto, existem outros profissionais, nos quais me incluo, engajados em combater a degradação ambiental, produto de décadas de descaso do poder público no que diz respeito ao mais básico dos direitos assegurados pela Constituição: um meio ambiente equilibrado.
Infelizmente, no bairro onde moramos no Rio (Barra da Tijuca), saneamento básico universalizado continua sendo uma miragem muito bem paga em detrimento da degradação de um dos maiores ativos econômico-ambientais de nossa cidade, isto é, o sistema lagunar de Jacarepaguá, que continua funcionando como uma imensa latrina, ao contrário de poder gerar empregos e impostos.
Além de denunciar aos órgãos competentes por quase três décadas os crimes ambientais diários, sem o resultado esperado, o que mais se pode fazer além de denunciar através da imprensa, expondo essa situação!? Denunciar publicamente toda essa degradação, que só faz crescer a olhos vistos!
Portanto, eu entendo que falta de patriotismo, no caso da falta de saneamento, seria fazer vista grossa e repetir que tudo está ótimo, e que, por exemplo, as centenas de milhões de dólares despejados em hipotéticos projetos de recuperação da Baía de Guanabara geraram resultados ambientais fabulosos no ambiente, diametralmente oposto à realidade de degradação sistêmica observada.
Aprendi na escola, nos anos 70, que, se vemos algo de errado, ilegal, temos de denunciar, pois, caso contrário, nos tornaríamos cúmplices do crime cometido! Diante de um quadro ambiental desolador em nosso estado, no que se refere à gestão dos recursos hídricos, sugiro que o senhor e sua equipe, mais do que se importar com posições, opiniões diferentes da sua, normal em qualquer democracia, volte sua atenção para questões mais práticas, tais como a implementação do saneamento universalizado — chaga ambiental histórica que destrói não apenas o ambiente como também a saúde e a economia.
Tenho certeza de que, se investimentos forem efetuados no saneamento universalizado, com técnica e seriedade, o que é pouco comum, tal ação poderá distinguir sua administração de todas as demais que por aqui passaram e quase nada fizeram.
Agradecido pela atenção.
Obs: Destaco que não votei nos seus adversários nem no senhor, portanto não tenho nenhuma preferência político-partidária —apenas desejo que as leis ambientais mais básicas sejam cumpridas, pelo bem da sociedade, do ambiente e de nossa nação.