Para a “Copa Sabemi”, concurso de saltos na Hípica, na Gávea, de 14 a 17 de setembro, são 190 competidores, mais ou menos 300 cavalos e mais de R$ 390 mil em premiações, além de show com Mart’nália (16/09) e DJs.
Para quem gosta do esporte ou simplesmente da estética, a lista das atrações é um plus: estarão alguns dos melhores cavaleiros do país, como o olímpico José Roberto Reynoso, o mineiro Lúcio Osório, os cavaleiros da casa (SHB) Tiago Mesquita, Rodrigo Lima e Thiago Mattos, além da amazona Luciana Lóssio, atual bicampeã do “Grande Prêmio Sabemi”.
“Com um pacote de premiação relevante, conseguimos atrair competidores de altíssimo nível. Também é importante destacar, para além da presença de estrelas do hipismo brasileiro, a participação de cavaleiros amadores que têm apresentado performances muito consistentes”, diz Antônio Luís Ferreira de Mello, presidente da SHB.
Luciana é brasiliense, tem 49 anos, foi ministra do Tribunal Superior Eleitoral (2011 a 2017), sendo a 1ª mulher a ocupar a vaga e, atualmente é presidente da Comissão de Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados do Brasil – seja no lombo da égua Lady Louise (com ela desde 2017) ou nos tribunais, demonstra jamais perder o equilíbrio. De dois anos pra cá tem vencido todas as provas das quais participou em sua categoria (sênior), em SP ou Rio.
Lóssio é treinada pelo paratleta Marcos Fernandes Alves (Joca), duas medalhas de bronze nas Olimpíadas da China (2008), e começou a montar aos 6 anos, passando por todas as categorias, mas deixou o esporte para estudar e se dedicar à carreira jurídica. Desde 2008, quando Camila Mazza Benedicto venceu o “Campeonato Sênior Top” e defendeu o Brasil na Olimpíada do mesmo ano, nenhuma amazona em atividade por aqui chegou tão longe quanto Luciana.