Luiz Zerbini, José Damasceno e Marcos Chaves /Foto: Marco RodriguesIra Etz, Laura Burnier e Mercedes Viegas /Foto: Marco RodriguesErnesto Neto e Marcelo Monteiro /Foto: Marco Rodrigues
Cynthia Fidalgo e Franklin Pedroso /Foto: Marco RodriguesAntonio Manuel e Marisa Abate /Foto: Marco RodriguesDaniel Feingold e Vandinha Klabin /Foto: Marco Rodrigues
Marcos Bonisson e Ligia Teixeira /Foto: Marco RodriguesCabello e Patrizia D’Angello /Foto: Marco RodriguesRenato Santanna, Artur Fidalgo e Fernado Cocchiarale /Foto: Marco Rodrigues
Anna Maria Tornaghi e Fausto Fawcett /Foto: Marco RodriguesRonaldo Simões, Takula Mehimaku e João Mafra /Foto: Marco RodriguesEnrica Bernardelli e Marcos Chaves /Foto: Marco Rodrigues
Fabio Settimi e Cristina Salgado /Foto: Marco RodriguesAna Milhomens e José Thomaz Brum /Foto: Marco RodriguesAntonio Manoel, Marcos Bonisson e Pat Kilgore /Foto: Marco RodriguesDag e Leon Brunet /Foto: Marco RodriguesGabriela Gonzzales, Andressa Fellini e Pàula Essig /Foto: Marco RodriguesGlaucia, Mariana Mascarenhas, Cynthia Fidalgo e Cecília Bokel /Foto: Marco RodriguesMaiara Rubik e Nina Dias /Foto: Marco RodriguesMartin Ogoltyer e Analu Cunha /Foto: Marco RodriguesJosé Damasceno, Ana Paula Guimarães, Rodrigo Tostes Mascarenhas e Cynthia Fidalgo /Foto: Marco RodriguesVera Dutra, George Iso e Viviane Matesco /Foto: Marco RodriguesMarisa Abate e Ana Linnemann /Foto: Marco RodriguesJosé Damasceno e Fernando de La Rocque /Foto: Marco Rodrigues
Foi inaugurada, nessa terça (2l2/08), na galeria Artur Fidalgo, em Copacabana, a exposição “Sobre a temperança experimental”, de José Damasceno, a terceira individual ali.
São trabalhos inéditos, criados este ano, com suas pesquisas e investigações sobre os limites da escultura, objeto e instalação em cerâmicas e pinturas. Ele também levou a série “Solve”, de trabalhos entre pintura, desenho e grafite.
Na mostra, tem também um ensaio do escritor Fausto Fawcett, amigo do artista. Damasceno é carioca, largou a faculdade de Arquitetura e frequentou a EAV do Parque Lage, mas as linhas arquitetônicas estão em boa parte de sua produção. Nos bastidores das artes, ele é conhecido pela personalidade observadora e filosófica. “Você não sabe qual é o propósito, eu também desconheço e, de alguma forma, busco torná-los presentes. O não saber faz parte do conhecimento – é um movimento para o olhar adormecido, um equilíbrio tênue”, diz.