Nelson Motta é jornalista, Nelson Motta é escritor, Nelson Motta é colunista, porém, mais que tudo, se o tema é música, principalmente MPB, não tem pra ninguém. Ele tem voz nesse assunto – sabe tudo. O cara consegue estar sempre atualizado; não por outra razão, suas aparições no Jornal da Globo, às sextas-feiras, fazem tanto ou mais sucesso do que os debates de que participava no Manhattan Connection. É ainda atração garantida quando consegue tempo para participar de feiras literárias, como aconteceu na última Fliporto, em Olinda, este ano. Perguntado a uma pernambucana por que ficava tão atenta quando Nelson pegava o microfone – o que não acontecia com os outros escritores -, ela explicou: “Porque ele é inteligente, culto e engraçado”. Por isso mesmo, vale a pena ler sua “Invertida”.
UMA LOUCURA: Partir para Nova York em 1992, com 49 anos, três filhas e nenhum trabalho, para começar do zero. Mas deu certo.
UMA ROUBADA: Roubada foi fazer um programa do Serginho Groisman em que Zezé di Camargo e Luciano apresentavam OITO novas duplas sertanejas. Tive que ouvir TODAS – e de graça!
UMA IDEIA FIXA: Serenidade. Harmonia. Paciência. Paz em movimento.
UM PORRE: Para começar, gente de porre é um porre: os “sinceros”, os “afetuosos”, os “grudes”, os “sexy”.
UMA FRUSTRAÇÃO: Me incomodar com pequenas frustrações diárias, dar importância a elas – fazem parte da vida e das realizações. O descontrole emocional é uma frustração permanente.
UM APAGÃO: Nenhum apagão, mas são frequentes os “apaguinhos” … Mas, quando dão, sou salvo pelo Google. Queria instalar um Google no cérebro.
UMA SÍNDROME: Síndrome do aluguel. Gente de rádios, jornais, blogs, que liga para pedir opinião sobre tudo. Centenas de discos que chegam pedindo opinião. Mas não tenho tempo de ouvir nada, nem coisas de grandes artistas que estou louco para ouvir.
UM MEDO: Com três filhas e três netos – tenho medo de tudo em relação a eles. Não tenho medo de morrer, mas do sofrimento e do abandono.
UM DEFEITO: Alguma impaciência, alguns raros acessos de fúria, às vezes desproporcionais aos motivos, uma certa preguiça a ser combatida diariamente.
UM DESPRAZER: Perdas pessoais, de gente querida, sofrimento humano em qualquer lugar e a qualquer hora, crueldades com animais (a pior das covardias!)
UM INSUCESSO: O musical “Feiticeira”, de 1976, com Marilia Pêra. Tivemos que hipotecar a casa para pagar os prejuízos, e o casamento começou a acabar. Em compensação, descontei com “Tim Maia – Vale Tudo”, o musical que virou um fenômeno teatral.
UM IMPULSO: De me comover com o sofrimento alheio, de gritar contra injustiças, de varrer 90% dos nossos políticos do mapa.
UMA PARANÓIA: Criar três filhas no Rio de Janeiro dos selvagens anos 80 foi um exercício. Meu analista dizia, na época, que, como estava a cidade, a paranoia era um método… rsrs
Nelson, essa modernidades – algumas insuportáveis – acabaram com o romantismo. Ouvir um Moacyr Franco, Agnaldo Timóteo e tantos verdadeiros cantores parece ser coisa impossível, do passado e idiotamente brega. As rádios não tocam essas músicas, preferem coisas que nem arrisco citar. As pessoas perderam a capacidade de amar? O que dizer de um amigo seu que ia fazer um show cobrando R$500,00 reais o ingresso. Adiaram… por quê, hein? Fico triste com o que vejo mas sou um romântico eterno. Abraços, Niva.
AINDA BEM QUE MAIS GENTE QUE PENSA IGUAL A MIM SOBRE A DUPLA QUE “”BRIGOU NO PALCO DO NOSSO QUERIDO GUAIRÃO”” SO PRA APARECER NOS NOTICIARIOS E TB SOBRE OS POLITICOS COMO UM TODO. SO ESSAS 2 RESPOSTAS VALERAM POR TODA A REPORTAGEM, NADA COMO LER QUEM SABE DOS ASSUNTOS E COMO COLOCA-LOS NO DEVIDO LUGAR.
Tenho uma grande admiração pelo Nelson Motta. Eu o conheci no posto do Iate Club RJ mais ou menos em 73. Ele sempre foi muito simpático, educado. Tenho uma grande admiração por tudo que ele faz. Que Deus ilumine seu caminho e que 2012 seja um ano de muito amor, saude e sucesso. Que ele continue nos dando o prazer de assisti-lo todas as noites no Jornal da Globo e desfrutarmos de ler seus livros.
PUXA AINDA BEM QUE TEM MAIS GENTE COM O MESMO IMPULSO QUE EU. SINAL QUE O PAIS AINDA PODE VIR A SER A VERDADEIRA PATRIA MAE PRA TODOS, SO COLOCARMOS ESSE IMPULSO EM ANDAMENTO JA NAS PROXIMAS ELEIÇÕES.
Esqueceram de informar que o Sr. N. Motta é tambem compositor de algumas excelentes músicas do repertório nacional. Considero-o um dos casos raros de gente ligada ao grupo Globo que tem brilho próprio, não precisando manter uma atitude subserviente para sobreviver no meio.
Sempre que eu ouço falar em Nelson Motta me dá uma vontade de conviver com ele. Sabe essas pessoas que você gosta de ouvir? Pois é.
Adoro essa inteligência Motta. Pena que aparece pouco. Mas o bom é que aparece e não precisa sumir.
Quem tem talento não precisa de padrinho artístico!
Uma prosa para Nelson Motta…
O movimento contra a pobreza no Brasil deve passar pela classe artística. Muitos dos que criaram, criam e criarão um bem cultural, poderão passar despercebidos em um mercado pseudo-cultural desigual e com a cara de Apartheid. São muitos os exemplos que a arte não trouxe (ou trará) bem estar financeiro e distribuição de renda para o artista ou seus herdeiros. Um grande nome da MPB (já falecido e que teve seu nome homenageado no prêmio TIM), esteve em minha casa em 1992. Ele não tinha nem o dinheiro para pagar a condução. E estava com fome. Aquilo doeu meu coração! Quase chorei! Era um grande artista! À partir daí, comecei a entender a ilusão da arte, suas homenagens póstumas e como a sociedade aproveita a fama (em bem próprio) dos que verdadeiramente criam um bem cultural. A humanidade é hipócrita! Os governos e seus representantes políticos são maldosos.
O artista não precisa de partidos políticos. Precisa apenas continuar desafiando a sociedade, quebrando normas e experimentando novas formas na livre criação. A arte pode até ser burocrata! Mas não deve ser quadrada… Será que a arte precisa de um novo MOBRAL?
Um bom Ano Novo para a arte brasileira!
Abraços.
Lailton Araújo
LU, talvez voce não saiba mas o Nelson foi um dos primeiros VJs do Brasil, ele apresentava o já lendário “Sabado som” na Globo, isso no tempo que os clipes eram produzidos em película. Agora ouvir 8 duplas de BREGANEJO, eu suicidava…
Adoro o Nélson Motta um cara inteligente, simpático, boa gente e que acima de tudo se preocupa com os animais; me formei em jornalismo por causa dele.
O Nelson tem a impaciência dos inteligentes, Ele anda com uma faca afiada pra cortar o que não presta.
Admiro muito o Nelson Motta… com ele descobri as primeiras bandas de Rock com o programa “sábado som”… fantástico!!
O Neslon é como vinho, quanto mais antigo melhor!
Nelson Motta, é um exemplo de moralidade, honestidadee inteligência, do meio artístico brasileiro. E não é de hoje, que ele está inserido neste meio não. Desde os anos 60. Além do mais, é uma das raras reservas morais que já conheci em toda minha vida. Parabens Nelsinho! Você é um exemplo de pessoa. Orlando Oliveira.
pensamos igual no que diz respeito aos politicos brasileiros , so que meu indice é de 99 %
O Nelson apresentou o Pink ,acho que foi 3h de musica ,o palco rodava??, nossa parece que foi ontem .pena que não vieram ao Brasil na época ,aqui era terra de comedores de B A N A N A,
agora nem pagando vou ao show deles?!!? –Que 2012 seja um ano da muita PAZ.
Gosto do Nelson, desde os tempos de Flavio Cavalcante!!! Lembram!!! Flavia Floripa\cara inteligente\ sacado\ atualizado \ nao envelhece !!!!!
Sempre gostei do Nelson Motta.Agora que sei que ele também é preocupado com as crueldades contra os animais, sou mais fã ainda….
Lailton suas palavras foram certeiras, triste vc ouvir musica, amar e nem saber quem fez, mas mais triste ainda é vc ver q musicos de qualidade estão num limbo pois a midia brasileira quer é os “ai se te pego” pq vende e induz o povo a segui-los.
O jornalista Nelson Mota é um ícone da Cultura Artística Nacional e Internacional.Graças a Deus é brasileiro!! Lembro dele ainda imberbe,mas já de paletó e gravata,dando pitacos no jurado do Flávio Cavalcânti,onde figuras de nome como Sérgio Bittencourt,José Fernandes,Fernando Lobo,maestro Erlon Chaves,Fernando Leite Mendes,Márcia de Windsor,Hugo Dupping,Míster Ecco,Marisa Urban,Humberto Reis,que promoviam a toillete discográfica da época,quebrando os discos de público,ânti o olhar enojado do seu apresentador.Imagino o Flávio hoje,tendo que tolerar esse petardo de pagodes,arrochas e músicas de duplas sertanejas,de má qualidade.Ainda a semana passada,no Jornal Nacional do Fim de Noite,vi o jornalista Nelson Mota discorrer sobre a biografia do grande maestro,arrajador e pianista italiano, Nino Rota,autor dos grandes temas musicais para Cinema como The Godfather’s,Amarcord e que tais. Admiro esse cara.cidadão Nelson Mota,amigo da Bahia.O maior biografista nacional,na esfera política, foi,na minha visão,o Dr.Luiz Viana Filho,êx governador da Bahia,êx ministro de Estado,(Casa Civil Gestão Castelo Branco),e na esfera artística chama-se Nelson Mota.Parabéns a esse cara!!!
Moro no Brasil há 20 anos, sou estrangeira, peruana e nestes 20 anos conheci a trajetoria do Sr Nelson Mota, aprendi a admirá- lo, por sua inteligencia e conhecimento de mundo, que só
é de aplaudir. Mediante Ele consegui aprender muito da cultura do Brasil.
O Sr aprecia o “EXQUISITO” (como se fala na minha língua)
Parabéns Sr Nelson Mota.
eu sempre achei que tinha uma queda para o contraditório,me sinto inteligente por isso,devemos ter sensibilidade para analizar todo e todos,desde o colega de trabalho até o mais alto madatário da nação passando pelo judiciário,meios de comunicação etc.neste inicio de ano pretendo continuar assim,porque foi dessa maneira que sempre me dei bem e me destaquei em todos os bate-papos,de esquina,sauna,esportes clube e demais ocupações,e como escrito acima quero dar minha opinião a respeito da noticia em pauta,conheço o nelson desde os tempos do flávio cavalcanti na tupy,sempre o achei meio tendencioso e nada imparcial,qdo foi pra globo aí deixei de me interessar pela sua pessoa,assim como por todos aqueles que mudam para essa instituição de comunicação,uma vez que,pra mim são profissionais que preferem o comodismo ao desempenho ativo e ferrenho de suas atividades profissionais,uma vez que a globo é,pra mim,o pior lugar pra se desenvolver uma profissão,tendo em vista que domina a midia no brasil,que como se pode observar não faço parte dessa maioria alienada,daí o nelson é,como profissional mais um que não merece destaque
Sou fã do Nelson Mota e acho deliciosos os comentários que ele faz sobre qualquer assunto.
Lembro de Nelson Motta nos tempos do Jornal Hoje (reporter), leio tudo que diz respeito a ele livros entrevistas etc. Como sou de sua idade gostaria de ter nascido na Zona sul do Rio e ter sido seu vizinho.Tenho uma certa frustação de ter nascido na mesma época dele viver sobre o mesmo sol respirar o mesmo ar e de não conhece-lo.É realmente triste.Mesmo assim continuo seguindo-o.
Um abração
O brilhantismo do Nelson não lhe dá o direito de achincalhar o Zezé di Camargo, que, convenhamos, tem um irmão que é uma mala_disso sabemos_
Zezé é um lutador que soube alcançar o seu lugar.
Gostar dele ou não é direito de cada um… avacalhar não.
EM PRIMEIRO LUGAR DESEJO A VC LU UM RADIANTE 2012 E PARABENS POR OFEREÇER ESSA OPORTUNIDADE DE COMENTAR SOBRE PESSOAS TÃO IMPORTANTES COMO NELSON MOTTA. ACHEI MARAVILHOSO ELE DIZER SOBRE OS ANIMAIS,VARRER 90% DOS POLITICOS DO BRASIL. ESSA COBERTURA DADA A POBREZA PELOS NOSSOS GOVERNOS COM O NOSSO DINHEIRO,TINHA QUE SER ESTENDIDA PARA ARTISTAS QUE NOS DEU ALEGRIA E HORAS DE PRAZER E HOJE VIVEM JOGADOS AS TRAÇAS,ESQUECIDOS COMO UMA PEÇA DE MUSEU. EU TAMBEM DIGO O MESMO,PEÇO PROTEÇÃO AS NOSSAS CRIANÇAS QUE SERÃO O FUTURO DO BRASIL,AOS VELHOS QUE LUTOU POR ESSE PAIS E SÃO IGNORADOS ATÉ PELOS PROPRIOS FILHOS,PELOS ANIMAIS QUE SÃO INDEFESOS E SOFREM NAS GARRAS DE PESSOAS MÁS. FELIZ 2012 A TODOS.
TEREZINHA
ARAÇATUBA -SP
Nelson é muito bom e respeitado no meio, a unica coisa que não aceito é a sindrome, ele falar que não tem tempo para ouvir trabalhos dos outros e até de grandes amigos por falta de tempo..isso eu chamo de desrespeito pelo proximo e estrelismo…
o Dr. Nelson (título não honorário, mas merecido pelo seu trabalho), representa uma das poucas figuras do cenário brasileiro que honram sua certidão de nascimento, pena que são poucos , onde a nobreza de caráter é defeito para muitos, principalmente os políticos, desta república tupiniquim, onde muitas vezes temos vergonha de ter a mesma nacionalidade dessas cancer da política
Nelson tem uma grande sobriedade nas palavras,é como se fosse um membro da família.
Gosto dele desde o saudoso Sábado Som dos anos 70.Felicidades a ele.
REALMENTE É UMA ROUBADA OUVIR ESSES ‘SERTANOJOS’.
Querida Lu, desejo p vc um 2012 de milhões de acessos ao seu blog que eu adoro!!!!!
Invertidas com Nelsinho foi tudo de bom!!!!! Adoro ele!!!Bjs
que bom ler Nelson Motta , inteligente,bom mesmo…
Achei o caso dos irmãos,uma palhaçada…
Olá Lu, adorei essa invertida. Me emociono muiiito sempre que leio ou vejo algo sobre ou com Nelson Motta. Tenho 51 anos de idade, e minha juventude foi vivida na era disco, na Tropicana ( Canecão ), Dancin Day”s ( morro da Urca ), New York City ( Ipanema ), Papagaio ( Lagoa ), Mikono`s, entre outras, e foi a época mais feliz de minha vida, onde conheci pessoas maravilhosas que até hoje fazem parte de minha vida.E olha que eu tinha 17 anos, entrava nesses locais mesmo sendo menor de idade, não bebia, nunca fiz uso de drogas nos meios, mas dançava muiiito, pela paixão que sempre tive pela dança, e muitas pessoas que frequentavam esses locais admiravam, pois éramos um grupo de 7, 8 negros, que nos destacávamos por adorar dançar, e olha que todos eram feras nisso. Para mim, ele é a UNICA PESSOA QUE CONHECE E PODE FALAR TUDO SOBRE MUSICA, criticar para o melhor ou o pior, sua opinião é referência para muitos que gostam de musica. NELSON, ti amo de paixão. MILHÕES DE BEIJOS !!!!!!! VOCÊ É O CARA!!!!
Todo mundo já disse quase tudo. Faltou uma coisinha: Acho o Nelson Motta o maior Tesão. Super sexy.
Nelso motta tem razão. Essas duplas de SERTANOJOS vieram apenas empobrecer nossa música, elas deveriam ser sensuradas!
Sempre fui fã do Nelson Motta. Ele é um cara inteligente, humano. E apesar de toda essa inteligência, ele não se sente como muita gente. Sensato prá caramba. Adorei essa pequena entrevista dele. Pude conhecer um pouco mais dele. Gostei da sensibilidade a respeito dos animais. Faltou destacar tb que faz parte da covardia que ele mencionou a violência contra crianças e velhinhos. Desejo vida longa com essa sensatez de sempre, muita saúde e felicidades prá ele.
Concordo demaaaaaais com a Izaira.