Alcione e Diogo Nogueira encerram temporada do ano no Botequim da Cidade do Samba, nesta segunda (11/12),  a partir das 19h, com a atual campeã do Grupo Especial, Imperatriz Leopoldinense, como convidada, além dos intérpretes das outras 11 escolas.

A abertura do festival Femina será na terça (12/12), com sessão de “Canções de Terra” (“Songs of Earth”), da diretora norueguesa Margreth Olin, aposta da Noruega para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro em 2024. O festival vai até 18 de dezembro, no CCBB. Mais informações no feminafest.com.br

A psicóloga e administradora Renata Silbert lança seu primeiro livro, “Psicopatas Domésticos” (editora Francisco Xavier), na terça (12/12), a partir das 18h, no restaurante Páreo, no Jockey. No livro ela conta histórias verídicas de casos de psicopatia doméstica com amigos usando nomes fictícios. 

Obras de artistas como Vera Fischer, Emílio Dantas, Alanis Guillen, Bárbara Paz e Chico Diaz vão estar num leilão no @aartenafonte, até 17 de dezembro, com renda para ajudar o Natal do Retiro dos Artistas.

O jornalista Thomas Traumann e o cientista político Felipe Nunes estarão na Livraria Janela, no Shopping da Gávea, para o lançamento do livro “Biografia do abismo: como a polarização divide famílias, desafia empresas e compromete o futuro do Brasil” (HarperCollins), na segunda (11/12), às 19h30.   

A exposição “Mancha de Dendê não sai — Moraes Moreira” chega ao Rio neste domingo (10/12), para uma temporada no Museu Histórico da Cidade, na Gávea, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio. 

A 14ª edição do Festival Internacional de Cinema Feminino (FEMINA) acontece de 13 a 18 de dezembro, no CCBB, custo zero, com mais de 30 filmes, entre curtas, longas, documentários e de ficção, todos dirigidos por mulheres cis, trans e pessoas não-binárias de 35 países e de oito estados brasileiros. 

A Ubook lança o audiolivro “Alfredo Sirkis — Para você saber de mim”, nesta sexta (08/12), um ano depois do lançamento do livro físico, e dia em que Sirkis completaria 73 anos. A narração é de Ana Borelli, viúva do ambientalista. No app ubook.com.

 Marcello Oliveira, diretor da Seccional da OAB do Rio (OAB-RJ), vai receber a Medalha Tiradentes, na Alerj, nesta quinta (07/12), às 18h30. A entrega será feita por Carlos Minc, ex-ministro do Meio Ambiente e hoje deputado estadual.

A Cia de Dança SOM, formada por bailarinos surdos, faz apresentações de “Movimento de escuta”, nesta quarta e quinta (06 e 07/12), no Instituto Nacional de Educação para Surdos (Ines). Os ingressos são 1kg de alimento. Na sexta, a trupe comanda oficina de dança no local.