Existe um paraíso escondido no meio da Barra da Tijuca, sim! De longe, parece um píer, mas, na verdade, trata-se do Quebra-mar da Barra, construído para proteger a orla das fortes ondas, mas que se transformou em ponto turístico perfeito para um simples passeio ou até mesmo praticar esportes aquáticos. Com mais ou menos 50 metros de comprimento, fica no cantinho esquerdo da praia da Barra, no final da Avenida do Pepê, entre o Posto 1 e a Praia dos Amores, outra beleza inexplorada pela maioria dos cariocas.
Além de uma vista incrível da orla, de um lado, dá pra ver o canal e o Morro da Joatinga, enquanto, do outro, está a Pedra da Gávea. A diversão ali é certa – tem como alugar caiaques, pranchas de stand up paddle e até surfar.
A prainha do Quebra-mar é uma delícia, mas, muitas vezes, não está própria para o banho; neste caso, é só caminhar em direção ao canto esquerdo, numa pequena rua que aparentemente não dará em lugar algum. No entanto, se continuar, você chega à Praia dos Amores, uma das menos conhecidas da Barra, quase debaixo do Elevado do Joá e com pouca faixa de areia – você vai se sentir dentro de uma aldeia de pescadores, com barezinhos bem simples, com poucas mesas disponíveis. No verão, é quase impossível conseguir um lugarzinho ali, de tão disputada pelos moradores locais. Mais adiante, há um mercado de peixe. Parece uma cidade do litoral dentro da selva de pedra.