Alguns nomes do audiovisual foram à sessão especial do filme americano “Salt of the Earth” (1954) (“O Sal da Terra”), no Estação Net, em Botafogo, nessa terça (16/08). Apesar de lançado há 68 anos, o filme teve classificação restrita na época, devido ao suposto envolvimento do roteirista Michael Wilson, do diretor Herbert J. Biberman e do produtor Paul Jarrico na política comunista, mas é celebrado pela maioria dos cinéfilos.
O pano de fundo é uma greve de mineiros de origem mexicana que reivindicam os mesmos direitos que os trabalhadores norte-americanos, como segurança e respeito. Impedidos de prosseguir legalmente, as mulheres dos grevistas se envolvem nos protestos, lideradas por Esperanza Quintero (Rosaura Revueltas).
O motivo da sessão carioca foi para aproveitar a visita de Richard Peña, professor de Prática Profissional na Escola de Artes da Universidade de Columbia, e ex-diretor de programa da Film Society of Lincoln Center, que participou de um debate com moderação de Steve Solot (presidente do Centro Latino-Americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual), do qual também participaram a diretora Helena Solberg, o professor João Luiz Vieira (Cinema da UFF) e do estudioso sobre o Brasil, Randal Johnson, da Universidade da Califórnia.
A ex-secretária de Estado Cultura, Adriana Rattes, avaliou a possibilidade de exibição para o público do Grupo Estação.