Região que prometia muito movimento este ano — principalmente depois da inauguração da roda-gigante Rio Star —, o Porto Maravilha luta para manter a revitalização já que, durante a pandemia, andou às moscas, naturalmente. Danielle Barros, secretária de Cultura do Rio, participou, nessa quinta (05/11), de um encontro com o empresário Hiroshi Shibuya, do Núcleo de Ativação Urbana (Nau), um galpão multicultural, e com o tenente-coronel Antônio Ludogero. Primeiramente, discutiram um modo de divulgar a cultura e a possibilidade de implementar o programa “Segurança Presente” na área, ainda para este verão.
“O Segurança Presente é uma iniciativa de sucesso em outros bairros. Essa região vem recebendo grandes investimentos em turismo e cultura e, para esse investimento ser justificado, quanto maior a sensação de segurança daqui, maior a adesão do público”, diz Hiroshi.
Com a flexibilização da fase 6C da Prefeitura, o Núcleo de Ativação retoma as atividades com show de Karol Conka e Mc Rebecca e, no dia seguinte, festa de música eletrônica com o “Fosfobox Open Air”, com DJ MauMau, Leo Janeiro e Nana Torres, entre outros. Mas tudo com muita segurança: Hiroshi colocou 136 “quadradinhos” separados por fitas para quatro a seis pessoas cada um. Não pode visitar os vizinhos, ou seja, é o “cada um no seu quadrado” ao pé da letra.
Por Acyr Méra Júnior