“Morreu meu ídolo, meu segundo pai, o homem que me fez ser artista. Tio Tó, Antônio Abujamra“. Foi com essa bonita mensagem, publicada no Facebook, que Samir Abujamra se despediu do tio, o ator e diretor de teatro Antônio Abujamra, que morreu aos 82 anos, na manhã desta terça-feira (28), em São Paulo. Ele deixa dois filhos, dois netos, lembranças em todos os brasileiros e muito talento. João Abujamra, também sobrinho do artista, disse que o filho Alexandre o encontrou morto em sua casa, na Rua Maranhão, Higienópolis.
É uma família de artistas: era tio das atrizes Clarisse Abujamra e Iara Jamra, do cineasta Samir Abujamra e pai do músico e ator André Abujamra. Atualmente apresentava o programa “Provocações”, da TV Cultura.
Entre muitos trabalhos no teatro, esse ator formado em filosofia e jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, fez muito sucesso na novela “Que rei sou eu?” (1989) como o vilão Ravengar, na Rede Globo. Data e horário sobre o velório e o sepultamento ainda não foram divulgados.