Depois de mais de três décadas anos com a vida entregue ao ecossistema carioca, o biólogo Mario Moscatelli comemora, finalmente, a parceria com o Governo do Estado, Prefeitura e Águas Rio para a manutenção do projeto “Manguezal da Lagoa”, a ser oficializado neste sábado (16/10), às 10h, no quiosque Quintal do Rio.
O trabalho de revitalização de Moscatelli começou há 32 anos, praticamente sozinho, quando ele trouxe 12 arbustos de mangue branco de Angra dos Reis e os transplantou às margens da Lagoa, em frente ao Parque da Catacumba. O projeto também atua no combate aos lançamentos de esgoto, um dos principais gatilhos ambientais.
Nesse tempo foram plantadas 4.500 mudas das três espécies de manguezal que trouxeram de volta à Lagoa caranguejos, aves e capivaras. “Essa é apenas uma parte da saga que ainda continua. O próximo passo é a materialização do Bioparque da Lagoa, para mostrar que o desenvolvimento econômico de verdade só acontece com o respeito e a proteção ao ambiente, com reintrodução e monitoramento de animais, além de colocação de placas informativas e educacionais”, diz ele, que vai aproveitar o evento para mostrar o projeto do bioparque.