Imagem desta terça (21//01) do projeto “Lave o dito cujo”, em ilustração do artista Cris Gomes (@Cris.gomes.art): “Não lavar e secar o cogumelo dá fungo”, diz a legenda da imagem /Foto: ReproduçãoA ilustração do dia 19 de janeiro, feita por Murillo Galhardi (@murillogalhardi): “Você sabia que mais de mil homens precisam amputar os órgãos genitais por ano por não terem se prevenido corretamente? Agora, se você ainda não lavou sua anaconda, vá correndo”, diz a legenda /Foto: ReproduçãoIlustração do dia 18 de janeiro, de Danilo Carvalho (@danilodicarvalho), diretor de arte e parceiro do projeto: “Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante, existia uma raça que higienizava os seus pênis diariamente. Essa informação veio de outro planeta para nos ensinar a fazer o mesmo aqui”, diz a legenda /Foto: Reprodução
Imagem do dia 6 de janeiro, do colaborador @imkrs.imagemakers: “Um bilau limpo previne muitas doenças pra quem o tem e pro companheirx também” /Foto: Reprodução
Depois de pouco mais de uma semana no ar no Instagram, está fazendo o efeito desejado a campanha “Lave o dito cujo”, do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL). Se partiu para o humor, o povo gosta: artistas colaboradores do País inteiro enviam suas ilustrações para o LAL, que postam as melhores (como nas fotos) numa espécie de calendário, com apelidos para o “dito cujo” bem conhecidos dos brasileiros. A intenção é conscientizar sobre o câncer de pênis e a importância da higiene com o “pingolim” — segundo a LAL, esse tipo de doença provoca cerca de mil amputações de pênis todos os anos só no Brasil (cruz credo!).
A ideia é publicar 365 diferentes ilustrações até o fim do ano. Qualquer artista que queira pode participar enviando sua ilustração para o e-mail [email protected]).