
A sommelière Cecília Aldaz é a nova embaixadora do curso “Diplôme Wine & Spirits”, do Le Cordon Bleu Rio, em Botafogo. Para quem entende pouco e quer mudar esse status, pode ser uma oportunidade. O Rio é o segundo maior consumidor de vinhos no país e o consumo cresceu 30% no Brasil na pandemia, no último ano, segundo dados das dados das empresas de pesquisa Statista, Euromonitor e Nielsen.
Cecilia — que faz as cartas de vinhos do Oro, duas estrelas do Guia Michelin, no Rio, e Pipo, em São Paulo, ambos do seu marido, o chef Felipe Bronze — chega à escola como uma das professoras do curso para iniciantes, com duração de sete meses, dividido em seis níveis, a partir de agosto.
Nascida em Mendonza, na Argentina, o centro da região vinícola do país, famosa pelos Malbecs e outros vinhos tintos, ela é um destaque no que faz. Sua carreira começou com os estudos em química e especialização em enologia, na Inglaterra, Alemanha e França até que, em 2009, chegou ao Brasil. “Não sabia falar português e a melhor coisa que eu poderia fazer era um curso na Associação Brasileira de Sommeliers. Foi ali que um professor me disse que estavam abrindo um restaurante espanhol e que meu sotaque seria uma espécie de licença poética”, conta ela sobre seu primeiro emprego, o extinto Eñe, onde conheceu Felipe Bronze.