
O empresário Catito Peres, que sempre aparece sorridente em fotos, está desanimado com o país / Foto: Cristina Granato
Omar Resende Peres Filho, o Catito Peres, é um empresário mineiro-carioca e cidadão inquieto. No Rio, tem o restaurante Fiorentina, que sempre apoia muitos artistas conhecidos ou nem tanto, e constrói, com Germán Efromovich, um hotel na Avenida Atlântica com projeto arrojado da arquiteta Zaha Hadid. Também investe numa rede de fast food nas estradas de acesso à região serrana do Rio. No total, emprega mais ou menos 200 funcionários.
Para Germán também exerce a função de conselheiro do estaleiro Eisa – não é a primeira vez que Catito está envolvido com negócios da indústria naval, área em que sempre atuou, assim como na de comunicação – já foi um dos sócios da TV Panorama Juiz de Fora, afiliada da Rede Globo – e também investiu em entretenimento, esportes e agropecuária.
Gosta também de fazer caridade; em dezembro, cedeu a Fiorentina para almoço comandado por Lucélia Santos em benefício do Retiro dos Artistas. Por isso, seus amigos estão em choque com sua decisão de deixar o país.
Seguem trechos do seu desabafo:
“Vou embora do Brasil
Neste ano de 2015 termino dois importantes projetos empresariais, inovadores e que estão me dando muita alegria.
São projetos grandiosos para o “meu universo”, mas insignificantes diante dos problemas que vive o Brasil. Considero que contribuí e, contribuo, com meu país, dentro de minhas limitadas possibilidades.
Tentei outros caminhos onde pudesse contribuir ainda mais. Fracassei. Mas lutei. Por onde passei, coloquei todas as minhas energias. Só deixei construção. Obras feitas. Estão aí.
Chego, aos 57 anos, com a mania de olhar o futuro mas, sempre, com a “lanterna na popa” . E vendo as águas que passaram, sinto que, mesmo com todo o meu entusiasmo por esse país, sou um “perdedor”. Tudo o que fiz de coisas positivas, não contribuíram, de fato, para mudar a triste realidade do Brasil .
Desde que nasci, vejo as pessoas morrendo nas filas dos hospitais e os medicamentos sendo super faturados. Desde que nasci só vejo a violência aumentar e a sociedade sem ter como reagir. Crianças abandonadas, favelas crescendo e o ser humano convivendo com os ratos.
Ratos, lato sensu e, ratos deste estado corrupto, que só existe para sufocar e extorquir quem produz, quem de fato paga a conta. Do simples cidadão até o mais abastado. Desde sempre é assim. Nada do que o cidadão paga em impostos retorna em serviços para a sociedade.
País comandado por poucas famílias, cujas incalculáveis fortunas foram amealhadas, na grande e expressiva maioria, por monopólios, por favorecimentos e ilegalidades . Em nenhum país do mundo, o mercado financeiro suga tanto as riquezas de toda uma sociedade, como no Brasil. E os políticos não reagem, pois deles, dos bancos, se sustentam.
País de corruptos. País onde a legislação protege o trabalhador que não trabalha, mas que pune os que criam empregos e geram riquezas, com o apoio de uma legislação e estruturas jurídicas arcaicas. Os direitos no Brasil não são atrelados às obrigações. O que vale aqui, é o emprego e seus direitos. O trabalho é secundário.
Tivemos várias chances de mudar essa triste realidade. Mas o que vimos, mesmo com “eleições livres”, foi a corrupção aumentar com a “vitória” sempre dos mesmos e, quando “se renovam” os poderes, vemos gente cada vez menos qualificada assumindo as mais importantes funções do Estado.
(…)Não pude mudar essa realidade. Não tive força e talento suficientes, para contribuir e construir uma sociedade menos violenta, menos corrupta, menos vagabunda. (…)
O que me sobra, então, aos 57 anos? Os bens que amealhei? É muito pouco. Quero viver em um país onde eu possa sair nas ruas sem medo de ser assaltado, ou ser atingido por uma bala perdida. Não quero ser achacado por policiais ou por fiscais. Quero entrar em um hospital público e não ver as pessoas abandonadas nos corredores, sendo tratadas de forma pior que animais em uma clínica veterinária. Sei que não irei ver realidade diferente.
Quero viver em um país onde o estado seja você, não tenha dono e que sirva, exclusivamente, como instrumento de justiça social. Jamais será o caso brasileiro. O estado brasileiro é corrupto. (…)
Não sei, ainda pra onde vou. Mas quero ir para um país onde as pessoas respeitem as leis; onde as pessoas respeitem o trânsito; onde as pessoas não agridam as outras; onde marginais não te coloquem um revólver na cabeça em plena luz do dia; onde jovens adolescentes não sejam arrogantes e covardes, como são aqui e, onde não existam seitas evangélicas, lideradas por bandidos, travestidos de pastores, como temos aqui e, pior, donos de canais públicos de TV. Não quero mais nada disso pra mim, nem para minhas filhas. (…)
Sei que para onde eu for, não serei mais feliz.
Mas não consigo mais conviver com o Brasil.”
Catito tem apartamento em Nova York; provavelmente, é para lá que vai se mudar. Menos um empreendedor no Rio.
Nunca tinha ouvido falar deste Senhor. No entanto, tenho que concordar com êle. A situação configura a seguinte cena. Um cidadão de bem tem uma mãe semvergonha que é currada o dia todo e todos os dias por bandidos, sem reagir.Êle ama a mãe, mas não um pingo de orgulho dela. O jeito é ir embora. Eu também gostaria de ir e não posso pois não dá pra levar junto a família. Vá em paz…
Alguma dúvida ? Brasil …
Esta carta deveria ser vista pela Presidente Dilma ( a qual pra mim ela não representa nada ), e pelos políticos e empresários corruptos.
Ele tem toda razão! Infelizmente vivemos num País miseravél, a maioria do povo é ignorante e são comprados com uma sexta básica em troca de votos….Os corruptos tomaram conta do Brasil….!!! E empresário sérios como o Catito são obrigados pagar impostos para sustentar esse bando de corruptos que nada faz pelo Brasil e sim somente para o interesse próprio….!!!
pow até que enfim FALARAM DE BANQUEIRO!!!!PERFEITO ……
País comandado por poucas famílias, cujas incalculáveis fortunas foram amealhadas, na grande e expressiva maioria, por monopólios, por favorecimentos e ilegalidades !!!!PERFEITO ….ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM TEVE PEITO…..
Na verdade, ele é muito falastrão. Não conseguiu se eleger prefeito de juiz de fora onde era dono da rede globo local. É só pedir uma cópia dos debates e saber o quão esclarecido ele é, só que não… Tem lá certa razão o que ele diz, mas na verdade, ele não é exemplo de sucesso.
Triste realidade. Boa sorte prá você Catito e obrigada por ter tentado.
A Ferrari vermelha do Catito é linda…..deve estar com medo de assalto e de bala perdida (o carrão é conversível, não da para blindar )
Tive o prazer e a satisfaçao de trabalhar para o Catito no La Boite ,Um Night club sensacional e infelizmente derrotado pela maldita recessao que este governo está causando .
Vamos torcer pra que vc volte logo ,Pq de empresários justos como vc que precisamos .
… TUDO o que Catito relata sobre si mesmo e sobre nosso SOFRIDO Brasil , é
a MAIS ABSOLUTA e INQUESTIONÁVEL VERDADE !
qualquer empresário micro ou cidadão comum deve concordar – quiçá os demais …
no entanto , Catito é Campeão nato : aqui, em Nova York , na Itália ( de onde Florinda
Bolkan , sua amiga e fã, me relata seus feitos – por aqui desconhecidos ), Catito É um
empreendedor VENCEDOR ! desejo de CORAÇÃO que a DESESPERANÇA jamais
o vença e que DEUS continue a imantá-lo .
Será ? ? ? Em 99 anos não vi nada igual a este discurso que, se não fosse trágico, seria cômico !
Nosssaaaaaaaaa……….choqueiiiiiiiiiiii ! ! !
Beijo no ombro e let’s go to NEWWWW YORRKKKK
Caro Eduardo (eduardohomemdecarvalho41@gmail.com),
Não podemos aprovar comentários que nos coloquem vulneráveis a processos
Obrigada,
Abs
Manu
Não concordo com este tal de Fernando Chagas, pois ter Ferrari é coisa de quebrado metido a emergente!!!
Aí Catito: ‘ beijo e me liga na boate enquanto vou para minhas fazendas passear no meu bentley, pois quero empenar as rodas só pra torrar meu bolso que ta lotado!!!
Agora que sua ficha caiu Catito ???? Ja vi isso tudo ha muito tempo, faco de sua carta as minhas palavras…. Por isso que ha 12 anos sair do Brasil e fui morar na Australia com minhas filhas e marido. Foi a melhor escolha, pais maravilhoso. A Australia e o Brasil que deu certo, e bem melhor que os EUA. Definitivamente, O Brasil e um caso perdido.!!! Saia fora enquanto e tempo.!!
Sinto decpcionar o Sr. Catito, mas se êle ou outros brasileiros pensam que “LÀ FORA” é tudo perfeito, NÃO È ! É só ler, como eu TODO DIA o Daily Mail, de Londres, pra ver, gente MORRENDO no chão dos Hospitais PÚBLICOS Britânicos, crimes bárbaros TODO dia =,com requintes de crueldades q ainda não chegaram ao Brasil, praticados por classe média. Centenas de Vagabundos gordos e formados, vivendo ás custas do Bolsa familia Inglêz, favelas nos arredores da cidades, mendigos em todas as ruas da Europa, considerado por muitos, “primeiro mundo” ! Nos EUA, do qual sou Cidadã, e onde vivi por 32 anos, os Hospitais Públicos de NY, também são o mesmo caos que aqui, la tb tem “favelas” nos “guetos” dos drogados, bebados e vagabundos, q tb vivem as custas do “bolsa familia” de lá, o Well Fare ! Crimes hediôndos e POLÌTICOS CORRUPTOS, lá tem aos montes tb, semana passada – eu postei na minha página do FBK- o Atorney General do Estado de NY, fêz um discurso, criticando os Novaiorquinos, que não protestam contra os …Políticos Corruptos, que invaem o pais…só quem não lê a Imprensa Internacional, pode pensar que tudo lá fora é PARAISO !! Mimai, o Eldorado dos Brasileiros, tb tem muitas mazelas :porém, só mostram o que tem de bom….perguntem à DONATELLA VERCACE…..enfim…se correr o bicho pega, se ficar o bicho come..
Uhmmnmmmm…..também vou embooorrrraaaaa ! Irei morar em Miami com Alexandre Ovelha
Redação, teria como confirmar se estas afirmações são verdadeiras? Amigos próximos a ele dizem que isto não procede!
Sem dúvida o cenário não é favorável, mas foi esse país, com todas as mazelas, antigas e novas, que alavancou empresários milionarios e poderosos ……..a grande pergunta é: aceita cheque para 30 ????
Esta carta-desabafo deveria ser entregue com o jornal de domingo, na casa das pessoas; fazer parte do curriculo das escolas e ser lida antes da missa dominical. Foda viver nesse Brasil. Lagrimas nos olhos por todos que ficam. Kika
Parabéns pelo seu discurso, suas palavras expressam o que todo cidadão de bem sente neste país nesse momento nauseante onde o trabalho produtivo dá lugar a corrupção e a mais torpes atitudes de um governo impregnado pela mediocridade. Você disse o que qualquer cidadão de bem gostaria de dizer, por isso peço sua permissão para tornar minhas as suas palavras, na esperança de que possa existir um amanhã!
ai Catito !!!! money que é ood nós nu hae !!!! Da dineiro pra nós Titão !!!!
Ai Catito,o que vc vai fazer com os 40 quartos da fazenda Guarita???????????????