Cadê o busto que estava aqui? Essa pergunta está longe de ser rara, tratando-se de monumentos do Rio. Nesta quarta (16/10), um seguidor da página “S.O.S. Patrimônio” denunciou o desaparecimento do busto em homenagem a Cândido de Oliveira, fundador da Escola Nacional de Direito, no Campo de Santana. “Mais um jardim abandonado, cheio de moradores de rua, isso bem ao lado da sede da secretaria de Parques e Jardins”, disse ele.
Em 2009, a peça foi retirada depois de ter sido danificada, durante um acidente de trânsito, e recuperada pelo escultor Edgar Duvivier, que usou imagens antigas da fisionomia do jurista, e entregue de volta ao Campo em 2011. “Estamos vivendo em Gotham City (a cidade fictícia criada para os quadrinhos da DC Comics e que tem altos índices de criminalidade e corrupção). Incrível. Devem ter ficado algumas horas tentando retirar sem ninguém impedir. É uma tristeza ver nossa cidade tão linda ser depredada, destruída, abandonada. Esses governantes de merda não estão nem aí, a não ser para meter o dinheiro no bolso. No Brasil, cultura virou escárnio, artista virou piada”, disse Duvivier ao ser procurado pela coluna.
Edgar também destaca que na placa existe o nome do prefeito da época, do secretário de Conservação, a sigla do patrocinador do restauro, mas não o nome do artista. “Artista pra essa gente é vagabundo, é malandro e é bobo porque gosta de trabalhar. Você vê em Buenos Aires, nossos hermanos, na fachada dos prédios tem o número e o nome do arquiteto. Aqui as pessoas nem sabem o que é arquiteto, acham que é frescura. Passei a vida ouvindo que o Brasil era o País do futuro, mas virou o País do passado sem passar pelo presente”, desabafa. Segundo fonte ligada à Prefeitura que prefere não se identificar, a estátua não foi retirada para manutenção, mas furtada mesmo.
Isso porque, recentemente, a Prefeitura lançou patrulhamento de bicicleta da Guarda Municipal no parque e reativou o lago da Gruta Rocaille, que estava sem água há três anos e voltou a ter patos, cisnes e peixinhos, em parceria com empresas privadas.