A ArtRio 2021 já está com 56 galerias confirmadas, sendo 25 cariocas. Um dos eventos mais importantes da cidade chega à sua 11ª edição entre os dias 08 e 12 de setembro, na Marina da Glória, em formato híbrido, ou seja, digital e presencial, assim como no ano passado. “Em 2020, conseguimos fazer um evento totalmente seguro. Foi um marco na retomada do mercado presencial do segmento de arte — alcançamos um número de vendas 20% superior ao de 2019. Agora, em 2021, com os bons resultados alcançados pelo plano de vacinação da cidade do Rio e também de todo o País, estamos ainda mais confiantes”, diz Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
É sabido que as feiras de arte não acontecem apenas em datas anunciadas, mas o ano inteiro, com curadorias, pesquisas, seleção e produção de conteúdo publicado no site e atuação nas redes sociais. “Realizar eventos presenciais é de extrema importância nesse segmento porque valorizamos muito ver a obra de perto, conversar com o artista e estimular as emoções. Ao mesmo tempo, foi um período em que entendemos melhor o alcance, a dimensão e as inúmeras possibilidades da atuação digital. A ArtRio online recebeu, em uma semana de 2020, mais de 300 mil visitantes, incluindo público dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha e Portugal. Foi possível, ainda, ter uma extensa agenda de debates e visitas guiadas com a participação de nomes, como Ai Wei Wei, Beatriz Milhazes e Ella Cisneros”, completa Brenda.
As galerias participantes foram selecionadas por um comitê de galeristas e divididas em dois programas, “Panorama” e “Vista”.