E tinha um carioca acompanhando a festa de comemoração dos 230 anos da queda da Bastilha, em Paris, neste domingo (14/07), na Champs-Elysées. O fotógrafo Ariosto Amado, em estada na capital francesa, registrou tudo do evento que, de acordo com o Le Monde, mobilizou mais de 4600 soldados, 196 veículos, 237 cavalos, 69 aeronaves e 39 helicópteros. Na abertura, alguns robôs e drones do exército foram exibidos na Praça da Concórdia, antes de uma demonstração do “flyboard”, plataforma voadora impulsionada por motores a jacto inventada por Franky Zapata, campeão mundial de Jet Ski francês, que pilotou a sua máquina segurando uma arma metros acima do chão (assista ao vídeo abaixo).
No entanto, o que era para ser um evento pacífico e bonito, virou baderna, com dezenas de “coletes amarelos” (movimento de protesto espontâneo) vaiando o presidente Emmanuel Macron em sua passagem pela avenida mais famosa do mundo. Logo depois do desfile, o tumulto começou e teve confronto com a polícia, fogo em latas de lixo e banheiros químicos, além de muita fumaça das bombas de gás lacrimogênio para dispersar manifestantes.
🇫🇷 #14Juillet L’arrivée d’un pilote de Flyboard a fait sensation ce matin lors du défilé. Revivez sa performance dans les airs ⤵ pic.twitter.com/DsV8GkAGiX
— Le 20Heures France2 (@20hFrance2) 14 de julho de 2019