Nessa terça (12/01), foi inaugurada a exposição “Una(S)+”, com 80 trabalhos de 15 artistas mulheres da Argentina e Brasil, com curadoria de Maria Arlete Mendes Gonçalves e Ileana Hochmann, ocupando todo o prédio do Centro Cultural Oi Futuro, no Flamengo, do térreo ao último andar, passando pelas galerias, escadas e elevador. A mostra foi dividida em dois momentos: obras criadas antes da pandemia e durante o confinamento.
São gravuras, vídeos, fotos, performances documentadas, objetos e instalações, como “Teia”, de Bia Junqueira, que chama atenção por percorrer todo o prédio. Outra curiosidade é o trabalho da ceramista carioca Nina Alexandrisky, que apertava pedaços de barro durante uma gravidez difícil, quase como uma terapia, e fez desse processo sua obra de arte; os visitantes, inclusive, podem levar pra casa esses pedaços.
A exposição, prevista inicialmente para maio de 2020, foi adiada por duas vezes, em razão da pandemia. É um desdobramento amplificado da mostra de mesmo nome feita, em 2018, em Buenos Aires, pela artista portenha/carioca Ileana Hochmann, a partir da instalação “Fiz das Tripas, Corazón”. Em cartaz, até o dia 28 de março, por agendamento no telefone (21) 3131-3060.