O coreógrafo Alex Neoral vai sair de 10º na Europa direto para o caldeirão de 40º no Centro do Rio, neste sábado (02/03), para comemorar o aniversário de 459 anos do Rio com a Focus Cia. de Dança. Ele vai apresentar a intervenção “Trupe”, que já passou por Madri e Montreal, agora na Praça Mauá, pertinho do Museu do Amanhã, às 14h e às 16h. A coreografia é uma homenagem aos artistas mambembes. “A performance acontece como um cortejo, em que as pessoas são surpreendidas quando estão passando pelo lugar. A ideia é modificar a paisagem ao redor e os próprios sentidos do espectador, que pode seguir até o final ou não, mas já foi afetado, ali, ao interromper seu deslocamento. A arte sempre vai junto com quem assistiu”, diz Neoral.
Alex mal saiu do carnaval — ele é coreógrafo da comissão de frente da Vila Isabel desde 2019 (mas já passou por Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense e a própria Vila) — e está na Itália, desde 19 de fevereiro, para descansar, mas a curta viagem é também inspiração para seu novo espetáculo, de nome provisório “Entre a pele e a alma”, com trilha para ser interpretada por Ney Matogrosso e que a Focus vai dar movimento, com estreia prevista pra junho, no Theatro Municipal.
A cia. comemora 24 anos e é a única a ter patrocínio da Petrobras, em parceria que completa 10 anos, uma média de 80 apresentações por ano, principalmente no Brasil, o que é raro por aqui.
O último espetáculo da cia. foi “Carlota — Focus Dança Piazzolla”, como publicado aqui, com 11 composições do bandoneonista Astor Piazzolla e dedicado às mestras da dança que compõem seus 30 anos de carreira, como a coreógrafa Carlota Portella (com quem dançou em 1999 e 2000, quando conheceu Piazzolla), mas também são lembradas Regina Sauer, Giselle Tapias e Déborah Colker.