Pai e filho juntos, pela primeira vez, num palco carioca para comemorar os 22 anos de criação da festa AfroRio, com apresentação única, no Manouche, no Jardim Botânico, no próximo sábado (17/06). O criador da festa é o percussionista baiano Wellington Soares, pai de João Gil (com Nara Gil), do Gilsons, que faz participação especial – a dupla só tocou junto em 2022, em Genebra (Suíça), onde Wellington mora, na turnê de Gilberto Gil.
No início dos anos 2000, a festa era um sucesso, a primeira a misturar DJs e percussão, com remixes ao vivo de hits do hip hop, rap e samba-rock ritmados pelo som de pandeiros, atabaques e congas, criada por Wellington, os DJs cariocas Nado Leal e Negralha (ex-O Rappa), com sua primeira edição em 2001, no Hipódromo Up, na Gávea. As filas e ingressos logo se esgotaram, obrigando o evento a se mudar para o Teatro da Lagoa.
Wellington decidiu fazer essa edição a pedido dos amigos e, apesar de não ter conseguido juntar todos os músicos da formação original, convidou diferentes DJs e músicos, mas com o mesmo espírito. “O lema do AfroRio sempre foi ‘isso aqui não é um show. Isso é uma festa’. O que a gente fazia era muito inovador, não existiam as festas-evento”, lembra Wellington.
Além de João Gil, os convidados são Fábio Santana, o grupo Batucavidi, de jovens do Vidigal através da percussão, entre outras surpresas.