Como publicamos aqui, o Palaphita, na Lagoa, fechou de vez com a pandemia, depois de 16 anos, e, nesta terça (21/07), agentes da Prefeitura derrubaram o quiosque. Procurada, a Secretaria de Fazenda disse à coluna: “O quiosque está irregular perante o Patrimônio, e não há aprovação do Iphan para o que foi construído. O ponto foi notificado pela Subsecretaria de Patrimônio Imobiliário e, mais recentemente, houve também uma decisão judicial que garante a execução da concessão realizada em 2013, cuja empresa vencedora foi a Finefoods, que tem a aprovação de todos os órgãos competentes, consideradas as características daquele trecho da Lagoa, que é tombado”. O Palaphita está irregular há mais de 15 anos?
O dono do Palaphita, Mário de Andrade Neto, o Mário Maluco — foi ele quem mudou a cara dos quiosques na Lagoa, servindo de inspiração para todos os outros —, que está em Portugal há dois meses, disse à coluna que “existe uma briga, como todo mundo sabe, pelo terreno. O assunto está na Justiça”.
Pelas imagens de Daniel Delmiro, não só os cariocas vão ficar arrasados com a demolição, mas também o casal Wai-Wai e Mura, as araras-canindé que moram ali, há 15 anos. O Palaphita e as aves são considerados um ponto turístico pelo lado do afeto carioca, digamos assim.