
Thiago Dottori, presidente da Gestão de Direitos de Autores Roteiristas (Gedar), com a atriz Priscila Sztejnman /Foto: Cristina Granato

Henrique de Freitas Limas, presidente dos Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual (DBCA) e a produtora Lucia Brahin /Foto: Cristina Granato

Laza Razanajatovo, roteirista e presidente da APASER (Aliança Pan-africana de Roteiristas e Diretores), e Sylvio Back, cineasta e fundador da DBCA (que produziu 38 filmes, 25 livros, recebeu 77 premiações, além de homenagens) /Foto: Cristina Granato

Os coreanos Min Kyu-Dong e Lee Yoon Jung /Foto: Cristina Granato

Marco Antônio de Carvalho e Glaucia Camargos /Foto: Cristina Granato

Juliana Fantoni, Laza Razanajayovo, Luis Mangia Mijanno e Hugo Di Carlo /Foto: Cristina Granato

O diretor de produção argentino Matias Arilli e a atriz argentina Soledad Navarre /Foto: Cristina Granato

A cineasta Malu de Martino, a roteirista Sylvia Palma e a roteirista chilena Daniella Castagno /Foto: Cristina Granato

Os cineastas brasileiros Antonio Carlos da Fontoura e Sylvio Back entre o diretor argentino Carlos Galettini /Foto: Cristina Granato

João Ademir e Flavia Vieira /Foto: Cristina Granato

Nikica Zunet e Felipe Schuster /Foto: Cristina Granato

Margit Richter, Sylvio Back, Charloth Back e João Guilherme Fidelis /Foto: Cristina Granato

Toni Ventura e Malu De Martino /Foto: Cristina Granato
Entre os tantos eventos que acontecem no Rio este mês, está o congresso mundial da Confederação Internacional de Autores Audiovisuais, a AVACI (em Inglês, Audiovisual Authors International Confederation), cuja abertura foi nessa terça (02/05), no Sheraton, no Leblon, com o povo que aparece por trás das câmeras.
Até sexta (05/05), diretores, roteiristas, gestores e advogados do audiovisual de 50 países apresentam um panorama sobre direitos autorais, no encontro que acontece pela primeira vez no Brasil, em parceria com a Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual (DBCA) e a Gestão de Direitos de Autores Roteiristas (Gedar).
O Brasil é o segundo mercado de assinantes da Netflix, só perdendo para os EUA, mas é um dos mais atrasados na remuneração de direitos autorais a roteiristas e diretores — empresas de streamings aproveitam a clientela farta, mas não pagam aos seus autores, como fazem Espanha, França, Chile, Colômbia e Argentina.
“É uma feliz coincidência que o evento aconteça aqui, no momento em que a luta pelo pagamento de direitos autorais dos diretores e roteiristas pela exibição pública de obras está no Congresso Nacional e busca a atualização da Lei de Direitos Autorais (LDA)”, diz o advogado Henrique de Freitas Lima, presidente da DBCA.
“Nos países que reconhecem esse direito, como a Argentina, o valor recebido foi fundamental, por exemplo, para socorrer profissionais durante a pandemia”, completa Thiago Dottori, presidente da Gedar.