![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2018/10/6-Fernando-Bicudo-e-Tobias-Visconti.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2018/10/4-Letícia-Visconti-Hirth-e-o-Consul-Espanha-Luis-Prados.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2018/10/foto-1-4-1024x660.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2018/10/foto-2-1024x665.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2018/10/1-Fernando-Bicudo-Tobias-Visconti-e-Ricardo-Cravo-Albim.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2018/10/pano-de-boca.jpg)
Quase 40 anos depois de ser retirada do Theatro Municipal carioca e levada para o Museu dos Teatros, em Botafogo, a escultura que representa o pintor Eliseu Visconti (1866-1944) volta à antiga casa, nessa quinta-feira (11/10), e, com ele, a estreia no balé “Primavera da dança”. O busto de Eliseu vai fazer companhia ao compositor Carlos Gomes, ao ex-prefeito Francisco Pereira Passos, ao ator João Caetano e ao dramaturgo Arthur Azevedo. No entanto, diferente dos “colegas”, a estátua foi instalada sozinha, na entrada do Balcão Nobre, onde também estão outras obras suas, como as pinturas dos painéis central e laterais e do teto (intitulado “A música”), considerado uma obra-prima da arte decorativa no Brasil.
Na sala de espetáculos, cujo teto também é assinado por Visconti, outro trabalho do artista ítalo-brasileiro: o pano de boca de 12 x 16 metros, pintado entre 1906 e 1907, em Paris. Tobias Visconti, neto do pintor e criador do instituto que leva o nome do avô, ficou muito emocionado com a “revelação” da estátua. Muitos convidados do evento, acostumados a apreciar mais os espetáculos no palco do que reparar nas artes do próprio prédio histórico, mudaram, por algumas horas, suas perspectivas.