Está chegando às livrarias, pelo grupo 5W, que tem entre seus sócios o publicitário Lula Vieira, um capítulo sui generis da música nacional, o livro de Nelio Rodrigues “Histórias Secretas do Rock Brasileiro”. Nele estão narrados episódios com tom de aventura das bandas A Bolha, O Terço, Som Beat, Equipe Mercado, Anafabitles e outras que fizeram parte do underground dos anos 1960 e 1970.
A banda Módulo 1000, de rock psicodélico, merece uma menção à parte. O tecladista Luiz Simas mais tarde fundaria outra banda, a Vímana, que teve na sua formação Lulu Santos. Outro feito de Simas foi ter sido o autor da marca sonora da Rede Globo, o famoso plim-plim. A Módulo 1000 gravou um único álbum, o “Não Fale com Paredes”, que até hoje é disputado por colecionadores de discos raros.
No livro de Nelio, o registro sobre eles é engraçado. Em 1970, foram contratados para tocar a bordo do transatlântico Princesa Isabel mas, para serem aprovados, apresentaram só músicas suaves. Quando subiram ao palco do navio, tocaram rock pesadíssimo e assustaram os passageiros idosos. Resultado: o comandante acabou dispensando o grupo, que continuou a viagem apenas como convidado. Além disso, foram obrigados a jantar longe dos demais passageiros, em outra sala, na companhia das crianças. “Para a gente foi ótimo e muito divertido”, conta Candinho, um dos integrantes da banda.