Imagine a vida dos netos dos seus bisnetos. O ano é 2140 e o mundo sofreu todos os impactos da tecnologia, internet e mídias sociais. Você pode até dar de ombros, dizer que não tem nada com isso, e simplesmente ignorar que as atitudes do presente determinam o futuro. Pois um grupo de artistas e escritores assumiu o desafio de pensar em como será a existência em meados do século 22. O resultado dessa reflexão é o projeto literário Antologia Ilustrada Absolut 2140, que acaba de chegar à sua terceira edição.
O livro, com distribuição gratuita, reúne ficção futurista, conteúdo artístico e tendências sociais. Nesse novo volume, o leitores são surpreendidos pelos desdobramentos de mais uma pane na entidade que controla instituições e governos, a COM, responsável por gerenciar tudo e todos em nível global. É como se os personagens ficassem à deriva, em busca da verdade por trás dessa instabilidade ao mesmo tempo em que enfrentam a ausência de lembranças do cenário em que vivem.
Texto e imagens se entrelaçam ao longo da obra, concebida por David Quilles Guillo. Entre os artistas convidados estão Mario Wagner, Clemens Behr, Erin Case, Dana Oldfather e Antonio Xerxeneksy. O Absolut 2140 é exclusivo para o Brasil, o primeiro país escolhido para receber o projeto literário da marca de vodca. No Rio, os livros podem ser retirados nos seguintes pontos: Alessa, Anita Schwartz, Atelier Clementina, Bolsa de Artes, Comuna, Gilda Midani, Moda Cândido Mendes, Parque Lage, Poeira, Sala de Estar, Zazá Bistrô, MAR (Museu de Arte do Rio), Casa França-Brasil e Instituto Rio Moda.