O mundo começou a se familiarizar com os “drones” no início do século 21, durante a segunda guerra do Afeganistão, como arma de espionagem utilizada remotamente pelos Estados Unidos. O aviãozinho não tripulado, que lembra um zangão – daí, seu nome em inglês – despertou curiosidade e encantou a turma apaixonada por tecnologia. Logo, surgiram os usos civis; esses bichinhos têm se revelado muito eficientes, por exemplo, em filmagens aéreas, indo aonde nenhum helicóptero ou cinegrafista consegue chegar.
Acionado por controle remoto, o aparelho segue a rota usando um GPS, e já tem quem queira usá-lo para fazer entregas expressas, dispensando a figura do motoboy. Agora, quem poderia imaginar que um “drone” ainda sobrevoaria modelos numa passarela? É o que a Fendi vai fazer nessa quinta-feira (20/02), para transmitir seu desfile na Semana de Moda de Milão para o mundo todo. É um feito inédito no mundo da moda: com as camerazinhas voadoras instaladas nos “drones”, as imagens vão ser captadas e exibidas simultaneamente através do site da Fendi, mostrando todos os ângulos da coleção outono-inverno.
Em casa ou em qualquer lugar, o espectador vai poder escolher entre o ponto de vista “clássico” e as tomadas aéreas feitas pelos “drones”. A turma da Fendi também vai preparar um vídeo mostrando os detalhes do projeto, que estará disponível em sua página na internet depois do desfile. Para não perder nenhum detalhe: a transmissão começa às 08h30 (horário de Brasília).