Está uma delícia o segundo volume do livro que traduz, em muitas fotos e notas bem-humoradas, a folia nas ruas cariocas. Com fotografia de Ana Carolina Fernandes e André Arruda e texto de Aydano André Motta, “Blocos de Rua do Carnaval do Rio de Janeiro – Vol. 2” (Editora Réptil) tem lançamento na próxima quinta-feira (06/02), na Argumento do Leblon.
Uma coleção de risos, irreverência, cores e caras compõe este mapa do carnaval de rua, com histórias e curiosidades de 30 blocos tradicionais, que arrastam milhões por onde passam. O livro tem de tudo um pouco: do tradicional Bafo da Onça ao estreante Timoneiros da Viola. Com edição bilíngue, os nomes ganharam versões engraçadíssimas em inglês, como “Suck it but don’t drool”. Entendeu? Nada menos que o Xupa mas não baba.
Para Aydano, o carnaval de rua ajuda a explicar essa cidade “única, uniforme no caos sortido da diversidade de ritmos – do Maracatu aos Beatles, do Rei Romântico ao Cachorro Cansado”. E dá um aviso aos novos foliões (e aos leitores): “Basta chegar, sorrir e mergulhar na farra. Como se diz hoje em dia, se joga!”.