Com o fim da Semana de Alta Costura e com novidades surgindo por todos os cantos da capital francesa, o assunto por aqui só poderia ser… moda, mais do que nunca! A começar por Jorge Ayala, estilista e arquiteto mexicano radicado em Paris. Ele acaba de inaugurar sua butique na Passage Dauphine, em Saint-Germain-des-Près, com decoração moderna, imagens coloridas e um universo tecnológico elegante e fashion.
Jorge é diretor e fundador do (Ay)A Studio de design e tecnologia, em Paris, que colabora com várias marcas europeias, como a francesa Louis Vuitton. Seu trabalho é único; sempre com uma relação entre a moda e arquitetura, suas coleções de acessórios e prêt-à-porter são como figuras saídas de um caleidoscópio de imagens numéricas – ele utiliza a técnica da tabela de elementos periódicos de Mendeleïev.
A Vogue Paris está sempre procurando maneiras de expressar-se no mundo da moda, bem além de suas páginas, a fim de criar uma comunicação mais abrangente com os seus anunciantes. Foi assim que surgiu a Vogue Fashion Nigth Out, com resultados interessantes para as lojas participantes. O mais novo projeto da revista é o Café Vogue (abaixo), na loja de departamentos Printemps, uma parada obrigatória para os fashionistas até 22 de março.
O espaço foi imaginado como um apartamento parisiense, com decoração que mistura o modernismo dos anos 50 com toques do mobiliário escandinavo e esculturas pós-modernas. Um lustre dourado belíssimo, assinado pela Delightfull, chama a atenção no meio de várias fotos de capas famosas, manequins com visual produzido pelas estilistas da revista e vários exemplares das últimas edições, para o cliente folhear enquanto degusta o menu assinado pela maison francesa Hugo & Victor. É uma delicia de espaço, onde você pode descansar e, ainda, participar do maravilhoso universo da Vogue Paris!
Pela primeira vez em sua carreira, o estilista belga Dries Van Notem (abaixo) ganha uma exposição em Paris. Com curadoria de Paula Golbin e ambientação do arquiteto Jean-Dominique Secondi, a expo vai acontecer no Museu des Arts Décoratifs, revelando todo o universo criativo do estilista famoso por seus patchworks de estampas e materiais diferenciados. Coleções femininas e masculinas, fotos, vídeos, filmes, referências musicais, obras de arte francesa e internacional… enfim, tudo que sempre o inspirou poderá ser visto pelo público. Em cartaz de 01/03 a 31/08/2014.
Esta semana teve o lançamento, para compradores internacionais, da primeira coleção da marca Pierre Balmain criada nos ateliês da maison: com características moderna, rock e urbana, as coleções femininas e masculinas fizeram o maior sucesso – como se esperava -, e estarão nas 50 melhores multimarcas do mundo. No Brasil, poderão ser encontradas no site Shop2gether, que já representa várias marcas internacionais em suas araras. Bacanérrimo!
Os desfiles da Semana de Alta Costura em Paris são sempre uma das maiores fontes de inspiração para o que será lançado na próxima estacao de prêt-à-porter. E, durante a semana que passou, um fenômeno chamado street fashion – ou streetstyle – tomou conta das ruas em frente aos locais dos desfiles. A jornalista Susy Menkes, que sabe tudo de moda, escreveu um artigo sobre essa prática, há pouco tempo.
Fotos retratando pessoas famosas ou anônimas, que se vestem para ir aos desfiles, também se transformaram em fonte de inspiração para acessórios, silhuetas, volumes e tonalidades. Por isso, preparei uma galeria de fotos com uma seleção caprichada de tudo que foi registrado durante a Semana de Alta Costura parisiense. Os flagrantes são de autoria de vários fotógrafos, entre eles, Tommy Ton. Boa pesquisa!
Sobre PAULO PEREIRA: Consultor de marcas brasileiras, Paulo Pereira mora há 18 anos em Paris, onde é considerado um “embaixador informal” dos brasileiros. Apaixonado pela França, conta tudo sobre endereços bacanas e as tendências que ninguém pode perder. Escreve toda semana aqui no ‘saite’.