Nunca os casais se divorciaram tanto no Brasil, fenômeno atribuído à nova lei que, desde 2010, agiliza o fim do casamento – por exemplo, é possível assinar a dissolução num cartório, em vez de enfrentar um processo judicial. Segundo o IBGE, só no primeiro ano depois da mudança na legislação, o número de divórcios no País aumentou 45%. É uma realidade diferente para as famílias e até para os advogados que lidam com os casos.
Especializadas em direito de família, Anna Luiza Pereira e Anna Luiza Mattos fazem uma rápida análise desse panorama: aumentou o número de homens solicitando a guarda dos filhos, as mulheres ainda são mais motivadas por vingança ao pedir o divórcio e a maioria dos clientes está na zona sul carioca (no caso delas, são 90%).
As “Annas”, que têm até um caso de barriga de aluguel para defender, resolveram adequar a atividade profissional à nova demanda. Mudaram o escritório do Centro para Ipanema e apostaram numa decoração relaxante, como se fosse uma sala de estar, com cadeiras estampadas, frases inspiradoras pintadas nas paredes e adesivos nas portas, como o bondinho do Pão de Açúcar. Afinal, já que tem muito mais gente querendo se divorciar, o melhor é contar até 3 e acalentar a alma.