Não está fácil pra ninguém viver numa cidade com 6 milhões de habitantes e que se transformou num gigantesco canteiro de obras enquanto espera eventos do porte de uma Copa do Mundo e das Olimpíadas. Problemas de sempre parecem ter ganho uma dimensão astronômica, mas também podem representar uma boa oportunidade para quem se propõe a encontrar soluções criativas – não que as autoridades não precisem fazer a parte delas, que fique claro! Mas para o British Council, uma ideia bacana, além de ajudar todos que vivem aqui, vale R$ 5 mil.
Esse é o valor do prêmio que será entregue ao primeiro colocado no projeto Culture Shift: Gambiarra Tech, organizado pelo órgão britânico (são duas categorias, totalizando R$ 10 mil). O concurso é voltado para profissionais das áreas criativas e digital, que usem a tecnologia como aliada para resolver mazelas cotidianas, como lixo, violência e trânsito. O programa vai acontecer pela primeira vez no Rio, de 14 a 16 de fevereiro próximos, e selecionará 30 projetos. “O objetivo é dar oportunidade a iniciativas viáveis e extremamente úteis”, explica Marcos Ferreira, da empresa Mobcontent, produtora do evento.
E por que o “gambiarra” no nome do projeto? Oras, quem nunca percebeu que o carioca é o mestre do improviso para achar solução pra tudo? Quem quiser participar tem que correr. As inscrições vão só até o próximo dia 24 (veja aqui como fazer). Os resultados serão avaliados por investidores, consultores e especialistas e, como o programa tem apoio da Secretaria de Cultura, é bem possível que seja implementado, ajudando a melhorar a cara do Rio.