Um projeto do Studio TS, da talentosa Tereza Santos (dir.), vai trazer a Paris, no fim do mês, o trabalho de três dos nomes mais importantes do design brasileiro. Zanini de Zanine, Ana Vaz e Olavo Machado Neto participam da exposição “Beleza na Imperfeição”, que tem apoio do Sesi e acontece de 27/01 a 08/02, na Galeria Ricardo Fernandes. O objetivo de Tereza é mostrar para o público um pouco da criatividade brasileira e promover, ainda mais, os designers no cenário mundial. Com universos distintos, mas a mesma paixão pelas formas, as peças revelarão as trajetórias artísticas de cada um.
Filho de Zanine Caldas (1919-2001), um dos principais mestres do design no Brasil, Zanini de Zanine vai trabalhando madeira, materiais de demolição e metais para criar, em sua carpintaria contemporânea, os móveis que são verdadeiros objetos de desejo, os quais já seduziram clientes internacionais como a Tolix francesa e as italianas Poltrona, Frau, Slamp e Discipline. Uma de suas colaborações mais importantes foi com a grande marca de design italiano Cappelini.
Ana Vaz, com seus fios, tecidos, botões, pedras e cristais, forma objetos lúdicos que transmitem uma beleza feminina e rara em luminárias, cortinas, painéis e imensas instalações têxteis. Com peças vendidas na Itália, Holanda e Inglaterra, ela representou o Brasil na exposição “O Novo Mundo”.
Olavo Machado Neto produz peças originais que embelezam o dia a dia; seu trabalho urbano e criativo já foi exportado para a loja MUJI, no Japão, e está presente no parque de Inhotim, em Minas Gerais.
Como vocês podem ver, o design brasileiro estará muito bem representado nesta exposição em Paris. Imperdível!
Seguindo no mesmo tema: a Galeria Kréo é considerada a mais importante em termos de design contemporâneo em Paris, um espaço impressionante, com uma atmosfera particularmente bacana, em Saint-Germain-des-Près. Eles representam alguns dos profissionais mais influentes da atualidade. Os irmãos Ronan e Erwan Bouroullec – criadores do novo lustre em forma de colar de diamantes, instalado na entrada da monumental escadaria Gabriel, no Palácio de Versalhes -, Marc Newson, Martin Szekely, Konstantin Grcic, Hella Jongerius, Pierre Charpin, Jasper Morrison, Naoto Fukasawa e os irmãos Campana, entre outros.
O dono da galeria, Didier Krzentowski, e sua esposa são conhecidos pela excelência no mercado de arte decorativa. Seus espaços no salão de arte Fiac sempre chamam a atenção. É um templo para colecionadores e apaixonados por design, que admiram objetos raros e coleções limitadas. Clientes notáveis, como o empresário François Pinault e os estilistas Karl Lagerfeld e Azzedine Alaïa, estão sempre prestigiando a galeria. E, para completar, tem um espaço-laboratório para a criação de objetos. É, sem dúvida, um endereço a ser visitado em Paris (Rue Dauphine, 31).
Entre os dias 24 e 28 deste mês, acontece mais uma edição do Salão Maison & Objet (esq.). É a reunião anual dos maiores profissionais e dos apaixonados por design, trazendo, entre outros, artistas como o inglês Tom Dixon, a dupla de arquitetos de interiores italianos Emiliano Salci e Britt Moran, do badalado Dimore Studio, e também Philippe Nigro, jovem francês que vem se destacando no mercado internacional. As grandes novidades em termos de arte decorativa estarão representadas no evento. Se você estiver em Paris nesta data, não deixe de visitar.
Umas das coleções mais lindas de joias da maison francesa Hermès será vendida com exclusividade na loja de departamentos inglesa Harrold’s. Trata-se da linha “Galop”, que retrata o universo equestre nas peças. Cabeças de cavalos em ouro rosa, cobertas de brilhantes, viraram colares, braceletes e anéis. Pierre Hardy, diretor artístico da maison e do departamento de joias, realiza, com esta coleção, o desejo fashion das amantes por corridas de cavalos e torneios de hipismo. Maravilhosas!!!
Uma novidade para a reinauguração do Hôtel Crillon, em Paris: serão duas as suítes com decoração assinada por Karl Lagerfeld. O prédio histórico, construído em 1798, deverá passar por uma boa repaginada. O “Kaiser” teve carta branca para mudar o interior, seguindo o estilo e originalidade do hotel. Lagerfeld é experiente no ramo; já realizou também a decoração da área da piscina do Hotel Metrópole, em Monte Carlo, o emblema do Novo Sofitel So, em Cingapura, e supervisionou a renovação interna do Alma Scholsshotel, de Berlim. Vem coisa muito elegante por aí…!
Ainda sobre o estilista: em fevereiro, ele ganha duas exposições na Alemanha. A primeira, “Karl Lagerfeld, Paralell Contrats: Photography, Books, Fashion”, acontece no Museu Folkwang, em Essen, e mostra os 50 anos de trabalho nas maisons Fendi e Chanel. A segunda, “Feurbach’s Muses – Lagerfeld Models”, será em sua cidade natal, Hamburgo, no Hambuger Kunsthalle, traçando um paralelo entre o trabalho fotográfico de Lagerfeld e o do pintor clássico Anselm Feuerbach.
Aliás, a coleção de acessórios esportivos da maison Chanel está bacanérrima. Tem acessórios para vários tipos de esporte: surf, equitação, futebol, basquete, tênis, náutica e snowboard, entre outros. Agora, você não terá mais desculpa para abrir mão da elegância ao praticar seu esporte favorito.
Depois de 150 anos da abertura da primeira loja, o Printemps inaugurou, nesta quarta-feira (15/01), mais um endereço em Paris – desta vez, no Carrossel do Louvre, no coração de um dos museus mais importantes do mundo. São 2.500 metros quadrados dedicados à sofisticação, moda e cultura francesa, com decoração bem arejada e elegante, grandes volumes, materiais nobres, como a pedra de Bougogne, usada para valorizar espaços. Tudo assinado pelo escritório do arquiteto Antonio Citterio. Reúne todas as marcas que se pode imagina quando o quesito é exclusividade: Bottega Veneta, Burberry, Chloé, Coach, Givenchy, Longchamp, MCM, Prada, Saint Laurent Paris, Salvatore Ferragamo, Stella McCartney, Chopard, Hermès, Longines, Montblanc, Omega, Rolex, Tag Heuer, Tissot, Tudor, Vertu, Chanel, Clarins, Dior, Estée Lauder, Lancôme, Sisley… E, assim, primeiro você visita o Louvre – cultura é fundamental. Depois, é só descer e cair nas compras, na Printemps.
E para terminar com beleza e tendência, um pouco do universo masculino desfilado em Londres e Milão: as coleções de inverno 2014 das marcas Prada, Missoni, Salvatore Ferragamo, Jil Sander, Versace, Bottega Veneta, Dolce & Gabbana, Alexander McQueen, Marni e Diesel Black Gold. Você já pode começar a escolher o guarda-roupa internacional do maridão para os próximos meses de frio!