Nessa época de mobilizações de tudo que é tipo pelas redes sociais – não cabe aqui discutir o mérito de cada uma -, chama a atenção a última campanha lançada pelo grupo Meu Rio, que reúne gente interessada em melhorar a vida de quem mora ou visita o estado. Intitulada “Verão do Saneamento”, tem um conceito básico: por meio de diversos atos, exigir 100% de saneamento para o Rio. A campanha vem fazendo tanto sucesso que já foi noticiada em países da Europa.
A BBC publicou uma grande reportagem em seu site, relacionando os problemas de saneamento e a realização das Olimpíadas de 2016. Daí, desfila uma sequência de fotos de causar vergonha: o esgoto jogado sem tratamento em mares, lagoas e rios; a Baía de Guanabara lotada de dejetos e peixes mortos (ali, o nível de coliformes fecais é 198 vezes maior do que o limite legal observado nos Estados Unidos, por exemplo) e a cor da água nas praias.
“Não há como o problema estar resolvido até 2016, mas esperamos que a atenção que estamos atraindo para o caso ajude a provocar mudanças”, disse Leona Deckelbaum, coordenadora da campanha, que faz um alerta: o Rio já perdeu 20 praias para a poluição. Uma outra iniciativa da ONG acaba de ser divulgada na imprensa alemã. É a que pede saneamento total para a Rocinha, em vez do alardeado teleférico, classificado pelos militantes como um “telefante”, trocadilho que todo mundo entende – um “elefante branco” para a comunidade.