Num delicioso almoço preparado pelo Laguiole, provei três vinhos da vinícola Mendel, de Mendoza, Argentina.
O primeiro, Lunta, 100% uva Malbec é frutado (frutas vermelhas, ameixas, amoras), com notas florais de violeta e um gosto final de baunilha e caramelo por seu repouso em roble francês. Um vinho fácil de ser apreciado, mas que tem também um certo corpo e taninos presentes. Acompanha muito bem pratos frescos, saladas e entradas, por exemplo.
O Mendel Malbec, meu preferido, tem uma maceração mais importante e uma estadia bem notada em barrica de carvalho francês. Mais estruturado e representativo, com retrogosto de cereja e caramelo. Parece uma Skol – desce redondinho. Vai muito bem com carnes e acho que com ave também daria um bom tango…
O terceiro e último, Mendel Unus, foi servido com carnes; o cordeiro estava incrível, aliás. Este parece ser o carro-chefe da vinícola e, quanto mais abria, mais gostoso ficava. Presente por tempo maior em boca, por conta da uva Petit Verdot, trazida de Bordeaux, sudoeste da França. Frutas frescas (inclusive cassis), pimenta rosa, cedro, chocolate, tabaco vermelho, baunilha, caramelo, sabor tostado (16 meses em barricas de roble). Um vinho carnoso, com taninos finos e redondos. O Cabernet se responsabiliza pela estrutura tânica e o Malbec, pela gordura, carnosidade e redondez que o caracterizam. Aromas complexos e um vinho elegante.
Aprovado, não. Aprovadíssimos! Salud.
Drops Informativos:
www.expand.com.br
Tel.: 011 3017-3000