O Grupo Conexão G, formado por militantes gays moradores do Complexo da Maré, no Rio, e a ONG Fase estão fazendo uma campanha para combater a homofobia e a violência contra gays na comunidade.
Difícil acreditar que exista esse tipo de coisa no Rio, mas é fato. O grupo quer incluir a luta contra o preconceito na agenda dos movimentos da favela e combater a exclusão dos líderes GLBTs desses espaços. O tema da campanha é "A Maré contra a homofobia! Diversidade sexual e paz nas favelas", e os ativistas de movimentos sociais e interessados no assunto podem participar das atividades no dia 23 de fevereiro, como o seminário "Poderes Públicos e Políticas Sociais", com convidados que vão falar e debater sobre as novas perspectivas para as comunidades.
E, agora, a parte mais divertida: depois do seminário, tem show de drag-queens, DJs e MCs. Gilmar Santos, presidente do Conexão G, diz que "esta é uma ação muito ousada porque propõe uma luta por igualdade e inclusão jamais vista dentro de uma comunidade de baixa renda".