Um universo de possibilidades, uma nova perspectiva a cada olhar. Os cariocas terão a chance de conhecer o melhor da arte cinética, através de uma exposição inédita, que reúne 30 obras de alguns dos mais influentes artistas plásticos do mundo. “CINÉTICOS: Arte em Movimento” vai trazer o trabalho de Carlos Cruz-Diez e Jesús Rafael Soto (Venezuela), Vasarely (Hungria) e Julio Le Parc e Luis Tomasello (Argentina) para a Galeria de Arte Ipanema, a partir da próxima segunda-feira (02/09).
A arte cinética ganhou este nome na década de 50, depois de enfrentar preconceito por não se encaixar em nenhuma técnica até então conhecida: pintura, escultura, desenho ou gravura. Hoje, é reconhecida como uma das correntes artísticas mais criativas – fios de náilon e metais, cubos pintados, formas circulares, quadrados e retângulos, tudo vale para formar imagens abstratas que parecem se mexer e flutuar, criando uma curiosa ilusão de ótica para o espectador.
“A exposição é uma oportunidade rara de se ter uma visão geral do melhor da produção cinética mundial”, diz Luciana Sève, sócia da galeria, que está completando 40 anos na zona sul carioca. Em cartaz até 15 de outubro.