Adepta da “multipluralidade cultural”, uma das casas mais badaladas da noite paulistana reagiu com um boicote à lei, recentemente promulgada, que proíbe a chamada propaganda homossexual na Rússia. Todos os produtos de origem russa foram retirados do cardápio do 00 São Paulo Lounge Bar, nos Jardins – três marcas de vodca e uma de licor.
Um dos sócios da casa, Guilherme Barros, explicou: “Foi uma maneira, mesmo à distância, que encontramos para manifestar nosso repúdio a um país onde as pessoas não têm a liberdade de amar”. Em resumo, portas fechadas para o preconceito e abertas para todos os públicos, sem distinção de raça, credo, classe social e orientação sexual.
A lei assinada pelo presidente russo, Vladimir Putin, prevê multas pesadas para quem der informações sobre homossexualidade a menores de 18 anos e restringe a adoção de crianças por solteiros e casais gays. O país, que vai receber as Olimpíadas de Inverno, na cidade de Sochi, em 2014, já enfrenta uma ameaça de boicote por parte de atletas estrangeiros, indignados com a decisão de Putin.