Quem passa ali na Lagoa, em frente à antiga academia Estação do Corpo, deve ter notado algo diferente: o terreno virou estacionamento de carros da Hyundai. Desde 2011, quando, por determinação da Justiça, recebeu a área de volta, a Prefeitura diz que vai construir um parque no local – que, agora, virou lugar de ninguém. Ou quase isso.
O que muitos cidadãos questionam é: por que o espaço não pode ser utilizado pelo carioca – e sim, pela concessionária? Nem parque, nem academia, mas, à espera sabe-se lá de quê.
Procurada para dar explicações sobre o assunto, a Prefeitura foi evasiva: “A Prefeitura do Rio, na condição de cidade-sede da Copa das Confederações da FIFA, tem como obrigação dar suporte e auxílio à organização da competição. Por isso, cedeu o espaço do futuro Parque Radical, na Lagoa Rodrigo de Freitas, para servir como área de logística do evento. Até o fim da Copa das Confederações, a região vai servir à FIFA”.
Verificamos, então, que a Hyundai está entre os patrocinadores do torneio. Para conhecer o parque, os cariocas terão que esperar até o segundo semestre de 2014 – data prevista, segundo a Prefeitura, para a sua inauguração.