A quem aí fica triste com qualquer bobagem, deixe de vaguice: pense que o seu fim de semana deve ser muito mais incrível que o de…….. completa aí.
A sua animação para o fim de semana pede agitação? Vamos levar a magia do movimento pra esse corpinho?
Rolando nas redes: “Me atualizando das raivas de ‘Mania de você’. É muita gente burra e muito vilão. Não dá pra acompanhar”.
De Tutty Vasques: “Roubo de relicário com o fragmento do osso de São Benedito na Igreja do Santo, no Centro do Rio, pode ressignificar a origem da expressão ‘Será o Benedito?’”
Ainda de Tutty: “Com a volta do X, o brasileiro recupera um lugar de xingamento apropriado. Sem a plataforma, o ódio foge de controle”. A rede social é velha conhecida pela polarização de opiniões e agressividade por trás de avatares fakes.
Do @Sensacionalista: “Com preguiça de dia do cabelo maluco, pais raspam cabeça de criança e dizem que é fantasia de Xandão”. Tem viralizado nas redes vários penteados em escolas pelo Brasil no Dia do Cabelo Maluco, nesta sexta, numa espécie de competição (entre os pais, claro!).
Da jornalista Rosana Hermann: “O vício em bet trouxe à tona uma realidade que mascarávamos: tudo é aposta na ‘sorte’. Apostar em uma bet para ganhar dinheiro fácil é a mesma coisa que comprar um curso de coach farsante que promete prosperidade sem esforço, apenas usando ‘o poder da mente’”.
No dia de Nossa Senhora Aparecida, o Cristo Redentor celebra 93 anos, neste sábado, com a Missa em Ação de Graças, às 9h, com o cardeal Orani João Tempesta. Logo depois, os parabéns organizados pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), com distribuição de um bolo.
Chico Brown apresenta o show “Máquina do tempo”, com canções autorais (entre parcerias com Marisa Monte e o avô Chico Buarque) e hits da MPB e do jazz, no Manouche, no Jockey, na sexta, às 22h.
O guitarrista Rick Ferreira, parceiro musical de Raul Seixas, faz o show “Gita 50 anos”, com o repertório do baiano, no Blue Note, Copacabana, no sábado, às 22h30.
Na Marina da Glória, “Rio Jazz Fest”, com Mart’nália, Lenine, Pepeu Gomes, Barão Vermelho, Toni Garrido, Alceu Valença e outros nomes, no sábado, a partir das 16h, e domingo, a partir das 14h. A produção aceita doações de um brinquedo ou livro infantil, pelo Dia das Crianças.
FBC e Banda Black Rio, BK’, BaianaSystem, Pretinho da Serrinha convidam Maria Rita, Ana Frango Elétrico com Marina Lima, Letrux com Fernanda Abreu e Novos Baianos são as atrações do festival “Vozes”, no Museu do Amanhã, no sábado, a partir das 16h.
Marina Sena se despede da turnê “Vício inerente”, no Circo Voador, na Lapa, no sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Sob a liderança de Aston Barrett Jr., a banda The Wailers, que acompanhou Bob Marley, celebra os 40 anos do disco “Legend”, na Fundição Progresso, Lapa, domingo, a partir das 17h.
O aniversário de Santa Teresa é só na terça (15/10), quando acontece a festa da padroeira do bairro, Santa Teresa d’Ávila, mas as comemorações pelos 243 anos já começam na sexta (11/10), com o “Primavera de Teresa”, com arte, cultura e gastronomia. Entre os destaques, atividades infantis no Dia das Crianças e o Bonde Musical, que percorre com A Bagaceira Frevo Orquestra, no sábado, e Fanfarra Flores de Santa, no domingo, a partir das 17h. A programação completa está no www.visitesantateresa.rio.
A ex-casa da jornalista Glória Maria (1949-2023), na Gávea, recebe o evento de decoração Morar Mais, com 50 ambientes criados por 55 arquitetos, com o tema “casa de memórias”. A área externa, com piscina e bar, está ocupada pelo restaurante D.R.I. De terça a sábado, das 12h às 21h, e domingos, das 12h às 20h, até 17 de novembro.
Enquanto isso, também até novembro, a CasaCor segue a toda no Fashion Mall, em São Conrado.
Outubro é mês da cerveja, importada da tradição alemã. Para apreciar a bebida, vai rolar a gigante Mondial de la Bière, maior festival de cervejas artesanais da América Latina, de volta aos armazéns do Pier Mauá, até domingo, em sua 11ª edição. São mais de 1.500 rótulos de cerca de 120 cervejarias.
No “outubro cervejeiro” também acontecem as primeiras inaugurações na futura Rua da Cerveja, no Centro — a cervejaria Vírus Bier, de Jacarepaguá, é a primeira a abrir no projeto de revitalização que pretende levar várias para a região, como as cervejarias Tio Ruy e Búzios.
Acontece o Rock Beer Festival, nos jardins da Quinta da Boa Vista, com 10 bandas de rock e mais de 30 rótulos de cervejas artesanais, sábado e domingo, das 11h às 21h.
O festival OktoberJazz acontece no Planetário da Gávea, com 20 rótulos de chopes e cervejas clássicas e artesanais, 200 rótulos de vinhos e três palcos simultâneos com nomes como Pedro Miranda, Danni Carlos e Taryn Szpilman, sábado e domingo, a partir das 14h.
A Hocus Pocus DNA, em Botafogo, tem novidades nas torneiras, como o retorno de alguns sabores, além do cardápio com toques alemães, com croquetes de porco com geleia de maçã verde e sanduíche de joelho de porco.
Agora, o papo é sem álcool e com muita paciência (para alguns, é prazer!): aos pais, tios e amigos generosos chegou o Dia das Crianças. Anote aí se você ainda não tem programação:
A festa “Anos 80 – Ploc para crianças”, com hits da década de 1980, ganha versão para a família com músicas de Queen, Xuxa, Saltimbancos, Trem da Alegria, Balão Mágico, na Cidade das Artes, Barra, no sábado, às 17h.
A Orquestra Petrobras Sinfônica, com regência de Felipe Prazeres, apresenta o concerto “Arca sinfônica”, com músicas de “Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes, com os cantores Juliana Franco e Raphael Rossatto, na Sala Cecília Meireles, Lapa, sábado, às 16h, domingo, às 11h.
A Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa, apresenta o “Concertinhos de Eva”, sábado, às 16h, com o show “Vem nesse trem”, com a atriz e cantora Carol Futuro e o músico Tiago Calderano. Antes, oficina artística.
No AquaRio, crianças até 11 anos não pagam ingresso até terça (15/10), para compras feitas no site e com um adulto pagante. Também por lá, a instalação “Mar de espelhos”, que propõe um mergulho no mundo dos reflexos e comemora um ano com um ambiente novo, e o Museu de Cera, com estátuas de 30 personalidades.
No BioParque, também até terça, crianças até 11 anos podem visitar o zoológico por R$10.
Até domingo, o Museu do Amanhã, no Centro, oferece atividades como oficinas, como de zine (sáb, às 14h; a partir de 8 anos) e visitas guiadas por fantoches, das 10h às 17h.
Até o dia 15, o Parque do Bondinho Pão de Açúcar também oferece atividade com os Detetives do Prédio Azul para crianças de 3 a 12 anos (seg a sex, às 9h e às 11h), que recebem um mapa para resolver um enigma.
Até o fim de outubro, a roda-gigante YupStar tem ingressos a R$ 9,90 (com direito a pipoca) para as crianças que moram na cidade. Sábado e domingo, atividades como pintura de rosto. Diariamente, das 10h às 18h.
O Cadeg, mercado municipal em Benfica, vai disponibilizar jogos como totó, pingue-pongue, xadrez e damas, sábado e domingo, das 10h às 17h.
Para quem não é pai ou deixou as crias com terceiros, tem um monte de peças em cartaz, como “Alaska”, com Louise d’Tuani e Rodrigo Pandolfo, que também dirige a adaptação do livro “Brilliant traces” (1989), da americana Cindy Lou Johnson, no Teatro Poeira, Botafogo, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Renata Paschoal dirige o texto inédito de Domingos Oliveira (1936-2019), “Dois contra o mundo”, com Priscilla Rozenbaum (viúva do dramaturgo) e Márcio Vito, sobre etarismo, o medo de se apaixonar e a possibilidade de recomeçar a vida aos 60 anos, no Teatro Domingos Oliveira, Gávea, sábado, às 20h.
Na comédia do dramaturgo inglês Peter Quilter, “Duas Irmãs & Um Casamento”, Maitê Proença e Debora Olivieri interpretam duas irmãs na faixa dos 60 anos que se reúnem em uma casa de campo para organizar um casamento. A direção é de Ernesto Piccolo, no Teatro Clara Nunes, Shopping da Gávea, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
“Elis, a musical” reestreia no Teatro Riachuelo, sábado, às 16h e às 20h, e domingo, às 15h e 19h. Dennis Carvalho assina a direção de 10 anos do musical em homenagem à cantora gaúcha, com Laila Garin e Lilian Menezes interpretando a cantora.
Em sua 3ª edição, a mostra “Rio na década do oceano” ocupa a Ilha Fiscal com pinturas de Cris Duarte, projeções de arte digital e performances sobre o mar e os corais, com acesso por barco ou micro-ônibus (embarque pelo Espaço Cultural da Marinha, na Praça Quinze), Centro. Sábado e dom, às 12h45, às 14h15 e às 15h30.
No Solar dos Abacaxis, no Centro, o artista tailandês Korakrit Arunanondchai inaugura o programa anual de exposições individuais da casa com uma videoinstalação imersiva que aborda questões espirituais e políticas sobre a ligação entre natureza e sociedade.
Tá de bobeira? Assista a “Rensga Hits”, na Globoplay, uma série leve, divertida e de sacadas inteligentes, inspirada na indústria da música sertaneja e no feminejo.
O cineasta Kleber Mendonça Filho indica, do Festival do Rio: “Dormir de Olhos abertos”, filme sobre a condição de estrangeiros vivendo no Recife, da diretora alemã Nele Wohlatz, mostrado no Festival de Cinema de Berlim e vencedor do prêmio da imprensa (FIPRESCI), com o próprio Kleber Mendonça Filho e Émilie Lesclaux, do Cinemascópio, como produtores pelo Brasil. “O filme é lindo e apresenta um ponto de vista sobre o Recife e o Brasil a partir do estrangeiro nunca visto. Poliglota, contém graça, estranheza e Gal Costa”, avisa ele. Para horários e sessões, desse e outros títulos, clique aqui.
Também tem mostra “Léa Garcia — 90 anos”, no CCBB, com 16 longas com a atriz morta em agosto de 2023, entre eles, “Filhas do vento” (2005), pelo qual ela ganhou como melhor atriz no Festival de Gramado e “Orfeu negro” (1959), que lhe rendeu a indicação em Cannes. Até 4 de novembro.
No circuito comercial, “Força bruta — Sem saída”, um K-Action de maior bilheteria da história na Coreia do Sul, o recente longa da franquia traz Don Lee como o policial Ma Seok-do; “A garota da vez”, estreia da atriz Anna Kendrick na direção, em um thriller psicológico inspirado em caso real; “Tudo por um pop star 2”, com roteiro da escritora Thalita Rebouças, é a sequência do filme de 2018 que mostra um trio de amigas que embarca em uma viagem para ver o encerramento da turnê de um famoso cantor, com Gabriella Saraivah, Bela Fernandes e Laura Castro. Para mais títulos, clique aqui.