Foto: Pedro Kirilos/Riotur
O bairro da Glória está em 9º lugar na lista dos mais “cool” do mundo, entre 38, segundo a revista britânica “Time Out”. O motivo seria o investimento de R$ 25 milhões da prefeitura no projeto “Dias de Glória”.
Nos últimos dois anos, o bairro tem recebido atenção especial para a revitalização de seus prédios históricos – a medir pelo seu mais famoso hotel, que vai virar prédio residencial -, recebeu intervenções em praças, ruas e jardins. Além disso, investimentos imobiliários na região da Rua do Russel devem renovar ainda mais o potencial nos próximos meses.
No entanto, alguns moradores do perfil “Informe Gloriano” denunciam vários problemas cotidianos que o bairro sofre. “Anunciou-se a restauração de monumentos menores na Praça Paris e de monumentos maiores, como o do Marechal Deodoro, por contratos separados. Este último permanece parcialmente destruído depois de ser furtado – uma estátua de 400 kg e 2 metros desapareceu. O projeto também previa uma parceria público-privada (PPP) com o consórcio Smart Luz para aumentar câmeras de segurança na região, mas nenhuma nova câmera foi identificada. A ciclovia apresenta rachaduras, bueiros desnivelados e falta de conexão com outras rotas, comprometendo sua utilidade. A amurada histórica da Glória hoje está igual ou pior do que antes da reforma. Vários dos 26 postes de ferro fundido foram danificados ou desapareceram, sendo usados como suportes improvisados, sem intervenção das autoridades. As luminárias, embora restauradas, enfrentam negligência. Pichações e fogueiras frequentes, especialmente perto do edifício GloriaMar, na divisa com a Lapa, agravam a situação. O projeto tem erros que precisam de ajustes”, denuncia a página.
Fora isso, tem seus monumentos, o Outeiro e sua bela vista, a Praça Paris, seus parques etc. O texto cita o Hotel Glória e a Praia do Flamengo, apelidada pelos cariocas de “Caribrejo”, despoluída recentemente e agora apta para banho, que tem atraído novos frequentadores. A balneabilidade das águas agora já pode ser consultada desde 18 de setembro no site do INEA.
“Comece o dia com uma caminhada ou passeio de bicicleta no parque Aterro do Flamengo, tome uma água de coco gelada e refresque-se na praia com uma das vistas mais deslumbrantes da cidade, logo abaixo do Pão de Açúcar. Para o almoço, escolha entre o clássico Braseirinho da Glória ou o badalado Labuta Mar. À tarde, confira uma exposição de arte no MAM e saboreie um drinque no Birosca, um espaço cultural com bar ao ar livre no segundo andar. Termine com uma noite no Fatchia, uma pizzaria e bar com ambiente barulhento, dirigido por um DJ famoso. Acabou de ser aberto e adicionou uma dose extra de frescor à área”, diz o texto da revista.